COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

Artigos

Uma nova Babel

Uma nova Babel

A nação brasileira foi sacudida no último domingo (9) pela divulgação de diálogos entre juiz e promotores da Lava Jato em Curitiba (PR). Confira o art…

Leia mais:

A retaliação do lixo

A retaliação do lixo

“Brumadinho e Marianna, que não mandaram aviso, avisaram que estamos com uma barragem de rejeito amarrada em cada pescoço. Nós somos 18 milhões de pessoas no Vale do São Francisco, sem falar agora dos paraibanos que bebem também dessa água”, aponta, em artigo dessa semana, Roberto Malvezzi, conhecido como Gogó. O autor elenca vários outros casos que, assim como Mariana e Brumadinho, várias pessoas e organizações têm denunciado. Confira o artigo na íntegra:…

Leia mais:

Racismo fundiário: a elevadíssima concentração de terras no Brasil tem cor

Racismo fundiário: a elevadíssima concentração de terras no Brasil tem cor

 

Na coluna Vozes de Mulheres, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) na Bahia, Tatiana Emilia, assessora jurídica popular com atuação na Pastoral da Terra, propõe, a partir de fatos históricos, dados e leis, na África do Sul e no Brasil, "a ideia de racismo fundiário para tratar dessa complexa rede que articula ações violentas dos(as) brancos(as) contra os corpos, as culturas, os territórios e bens ambientais de negros(as) e índios(as), as formas jurídicas limitadoras e ceifadoras dessas cosmovisões, os estrangulamentos orçamentários e políticas estatais vocacionadas a fortalecer seus empreendimentos predatórios, a pilhagem secular de corpos, minérios, saberes etc. e projetos de mundo". Confira o artigo na íntegra:

Leia mais:

Hoje a Venezuela, amanhã toda a Amazônia

Hoje a Venezuela, amanhã toda a Amazônia

Roberto Malvezzi, o Gogó, escreve sobre o risco da investida norte-americana junto a aliados contra a Venezuela, em relação à autonomia dos países latino-americanos, inclusive contra a Amazônia. Confira:…

Leia mais: