COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

Após a decisão de adiar o IX Encontro Internacional do Fórum Social Pan-Amazônico, por parte das autoridades locais de Mocoa devido ao risco global de COVID 19, em 10 de março, ocorreu reunião virtual do Comitê Internacional da Fospa, com o objetivo de avaliar e decidir as melhores opções para continuar fortalecendo o processo de defesa da vida e da Amazônia.

Texto e imagem: Comunicação - Fórum Social Panamazônico

Com o apoio irrestrito do Comitê Internacional ao Comitê Fospa Colômbia e as decisões tomadas para proteger a vida dos cidadãos de Mocoa e as mais de 1800 pessoas inscritas para participar do IX Encontro Internacional da FOSPA, foi tomada a decisão conjunta de realizar esta importante reunião nos dias 13, 14, 15 e 16 de novembro de 2020, na cidade de Mocoa, Putumayo-Colômbia.

Articulação das CPT’s da Amazônia discute participação no IX Fospa

Sabemos que o incerto desenvolvimento do vírus COVID 19 no mundo representa um grande desafio em termos de datas definidas, no entanto, a fim de facilitar o gerenciamento logístico das centenas de pessoas que compraram passagens aéreas e outros serviços na intenção de participar do IX Fospa nas datas inicialmente planejadas, consideramos o mês de novembro um período razoável.

Reunião discute Fospa 2020 e Atlas de Conflitos Socioterritoriais na Pan Amazônia

Como Comitê Internacional do FOSPA, nos comprometemos com as comunidades, organizações e processos sociais amazônicos, em continuar a fortalecer, de maneira articulada, as várias iniciativas de ação do FOSPA em defesa de nossa Bacia. Nestes meses, continuaremos a avançar em cenários de reflexão, intercâmbio de saberes, pedagogia, incidência e mobilização em cada um dos territórios em que vivemos, a fim de posicionar a luta pela Amazônia como uma causa comum para a vida da humanidade.

IX Fórum Social Panamazônico é lançado em Bogotá

Com esse objetivo, decidimos nos encontrar na reunião presencial do Comitê Internacional nos dias 21, 22 e 23 de março, na cidade de Bogotá. Lá, delegados dos comitês nacionais do FOSPA dos 9 países da Bacia terão um espaço de reunião para consolidar a agenda de trabalho a caminho do IX Encontro Internacional, no qual esperamos ter a ampla participação dos mais de 1800 registrados até agora.

Do mesmo modo, sob nossa premissa "Pela vida, defendemos a Amazônia", e diante das agressões permanentes que esse biossistema suporta, é vital continuar em permanente mobilização. Portanto nós, comunidades, organizações, movimentos e processos sociais que nos encontramos no Fórum Social Panamazônico, nos juntamos e convocamos a grande greve mundial pela Amazônia, que ocorrerá em 25 de março de 2020.

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir