COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

Aconteceu no Congresso: Jovens camponeses de todo Brasil deram um importante salto organizativo durante o IV Congresso Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), realizado entre os dias 12 e 17 de julho, na cidade de Porto Velho, Rondônia, em plena Amazônia brasileira.

 

(Equipe de Comunicação João Zinclar – IV Congresso Nacional da CPT 

Imagem: Douglas Mansur)

Para dar ainda mais unidade às lutas e fortalecer as estratégias de atuação e mobilização a nível nacional, os jovens realizaram um espaço auto organizativo durante o IV Congresso da CPT. Na ocasião, foram debatidos os anseios e clamores da juventude nas comunidades acompanhadas pela CPT no país inteiro. Ao partilharem as diferentes realidades em que estão inseridos, os jovens perceberam que os desafios enfrentados na luta pela permanência no campo, com dignidade e qualidade de vida, são semelhantes nas diversas regiões do país.

Um dos encaminhamentos feitos pelos jovens durante o Congresso foi a criação de um grupo de trabalho e de articulação nacional composta por jovens das comunidades, de cada estado, para elaborar um diagnóstico atualizado sobre a situação em que vive a juventude do campo. A parir daí, serão debatidas estratégias de atuação da juventude e ações que visem fortalecer as experiências já postas em práticas em muitas regiões.

Para Denis Venceslau, agente pastoral do sertão do Pajeú, em Pernambuco, a participação da juventude camponesa no IV Congresso da CPT "reanimou a esperança na caminhada". Denis ressalta que é importante olhar para as ações de mobilização e formação "e tudo o que já temos acumulado de trabalho com a juventude e pensar no que agora podemos fazer de rebeldia".

Acesse todas as informações do IV Congresso da CPT aqui

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir