COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

Dos dias 27 a 29 de maio, a CPT regional Acre realizou mais uma formação para o IV congresso Nacional da CPT. Este encontro foi exclusivamente para as populações tradicionais (ribeirinhos e seringueiros) do estado do Acre – Equipe de Rio Branco.

 

 

O encontro contou com 84 participantes e muitas crianças. Na manhã do primeiro dia realizamos uma formação (estudo) resgatando a memória dos congressos anteriores, temas e lemas, e escolhemos os delegados para o Congresso, que será em Porto Velho, de 12 a 17 de julho próximo.

Após o momento do resgate dos congressos anteriores, começamos a falar da realidade atual que vivem as comunidades, quais seus anseios, sonhos, sua problemática e desafios atuais.

No segundo dia fomos ao INCRA cobrar políticas públicas e a solução da problemática da terra. As comunidades ali presentes são as mais prejudicas pelas madeireiras e pelo desmatamento. A proposta é realizar um PAE para as comunidades que vivem sendo ameaçadas constantemente por seringalistas e madeireiros.

Os seringais presentes eram: Seringal Belo Horizonte, Seringal Recife, Seringal Maloca Branca, Seringal Humaitá, Seringal Passagem, Seringal São Bernardo, Seringal Macapá, Seringal Cachoeira e Seringal São Francisco do Espalha.

A formação e articulação das comunidades tradicionais, especialmente dos seringueiros, se deram após inúmeras reuniões e formações proporcionadas pelo regional Acre com apoio da articulação das CPT’s da Amazônia. Organizar os seringueiros e ribeirinhos era um desafio desde a década de 90, e que agora aos poucos está se concretizando.  

 

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir