COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

No próximo dia 14 de novembro, será realizado um encontro de apresentação da “Campanha Contra a Violência no Campo: em defesa dos povos do campo, das águas e das florestas", às 16h, no Auditório Brum do Centro de Convenções, em Olinda (PE). O evento é organizado pela coordenação nacional da campanha e faz parte da programação do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que ocorre entre os dias 11 e 15 de novembro, em Pernambuco. A entrada é gratuita, mas é preciso fazer inscrição prévia.

Por Assessoria de Comunicação CPT Regional Nordeste 2

Durante o evento, serão apresentadas as principais diretrizes da campanha, que hoje conta com a adesão de dezenas de entidades e organizações sociais em todo o país. Famílias agricultoras de comunidades afetadas por conflitos agrários também estarão presentes para dar testemunhos sobre as violações de direitos e as violências a que estão submetidas. Na ocasião, ainda será realizada uma análise sobre os dados dos conflitos no campo, registrados pelo Centro de Documentação Dom Tomás Balduino (Cedoc), da CPT. A atividade contará com a presença de Dom José Ionilton, bispo de Itacoatiara (AM) e presidente da CPT, e de Andreia Silvério e Carlos Lima, da coordenação nacional da CPT.

No domingo, 13, dia anterior à apresentação da campanha, uma comitiva liderada por Dom José Ionilton irá se reunir com agricultores e agricultoras vítimas de violência no campo na região da Mata Sul de Pernambuco. O encontro será no período da manhã, na comunidade de Fervedouro, município de Jaqueira (PE). Representantes de organizações sociais, bispos de Dioceses da região, padres, religiosos e religiosas estão sendo convidados para integrar a agenda.

Sobre a Campanha - A “Campanha Contra a Violência no Campo: em defesa dos povos do campo, das águas e das florestas” é uma iniciativa que vem sendo gestada desde 2021 por mais de 50 organizações sociais brasileiras, sendo lançada oficialmente no dia 02 de agosto deste ano. Seu objetivo é denunciar o contexto de agravamento dos conflitos agrários no país e recomendar ações e políticas de proteção aos territórios e às vidas humanas ameaçadas. No primeiro semestre de 2022 a Comissão Pastoral da Terra (CPT) registrou, por meio do Centro de Documentação Dom Tomás Balduino, 759 ocorrências de conflitos no campo no Brasil, envolvendo um total de 113.654 famílias. Esses números correspondem a 601 ocorrências de conflitos por terra, 105 ocorrências de conflitos pela água, 42 ocorrências de conflitos trabalhistas (41 casos de trabalho escravo e 1 caso de superexploração), 10 ocorrências de conflitos em tempos de seca e 1 ocorrência de conflitos em área de garimpo.

“A Campanha é uma mobilização da sociedade civil para denunciar a violência no campo e também para cobrar das autoridades a implementação de políticas públicas capazes de resolver os conflitos agrários. Para nós, só há uma saída: é preciso realizar uma Reforma Agrária popular, massiva e radical, é preciso garantir aos povos originários o direito aos seus territórios. Enquanto o Estado brasileiro não compreender que só iremos nos completar como Nação quando resolvermos a questão agrária, nós teremos sempre esses episódios tristes e lamentáveis de violência no campo”, destaca o coordenador nacional da CPT Carlos Lima. Entidades, movimentos e organizações sociais do campo e da cidade que queiram aderir à campanha podem fazê-lo por meio do link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSet_tu46tmjJW3bgmlANL_2VBdCh1eDaiSC6NLAc5RGYNGtEQ/viewform

18º Congresso Eucarístico Nacional - A atividade da campanha integra a programação do 18° Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que será realizado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com o Regional Nordeste 2 da CNBB, de 11 a 15 de novembro no Centro de Convenções de Olinda, Pernambuco. Essa edição tem como tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,46). Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo e objetivam ser um espaço para que pessoas possam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Eucarístico. O primeiro Congresso foi realizado em 1881, na França. A 18ª edição seria realizada em 2020, mas, em razão da pandemia da Covid 19, foi adiado para este ano de 2022.

Serviço:

O que: Apresentação da “Campanha Contra Violência no Campo: em defesa dos povos do campo, das águas e das florestas".
Quando: Dia 14 de novembro, às 16h.
Onde: Auditório Brum do Centro de Convenções, em Olinda (PE).
Inscrição gratuita: https://cen2020.com.br/inscricao-publico/.

Outras informações:

Assessoria de comunicação
Comissão Pastoral da Terra Nordeste 2
Fone: (81) 99663.2716