Quem é quem? 

As três pessoas que visitarão Espanha e Bélgica entre 4 e 13 de maio têm uma longa trajetória na investigação de desmatamento e grilagem de terras, bem como na defesa dos direitos de comunidades e dos territórios, intimamente ligados à proteção da biodiversidade e ecossistemas:

  • André Campos , jornalista especializado em investigações da cadeia de suprimentos. Membro da ONG Repórter Brasil, uma das principais fontes de informação sobre questões ambientais e de direitos humanos no Brasil.
  • Jabson Nagelo da Silva , indígena Macuxi da Terra Indígena Serra da Moça, norte do Brasil. É coordenador  do Conselho Indígena de Roraima (CIR), que recebeu o Prêmio Bartolomé de las Casas em 2012.
  • Valéria Pereira Santos representa a Comissão Pastoral da Terra (CPT), de base católica, é também parte da Coordenação Executiva da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, bioma gravemente afetado pelo cultivo da soja importada para a Espanha.

Agenda pública

quinta-feira, 5 de maio

— Encontro e conversa com a sociedade civil, às 19h00 (horário de Madri), no Ateneo La Maliciosa (rua Peñuelas, 12, Madrid ). Entrada aberta.

sexta-feira, 6 de maio

— Ação de queixa na porta do Ministério da Agricultura , Pescas e Alimentação,  às 11h00  (horário de Madri).

— Mesa redonda para apresentar o relatório Com soja no pescoço . Às 19h00 (horário de Madri) no Salão de Assembléias Corrala de Santiago (Calle Santiago, 5, Realejo, Granada ). Entrada aberta.

sábado, 7 de maio

— Encontro com a diáspora brasileira e latino-americana em Barcelona (horário e local ainda a serem confirmados).

domingo 8 de maio

— Intervenção na Feira Agrícola de Collserola, às 12:00 (horário de Madri), na Esplanada do Centro Cívico de Vallvidrera-Vázquez Montalbán. Entrada aberta.