A Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) divulgou Nota Pública em que repudia as constantes ameaças e agressões contra aqueles e aquelas que lutam pela erradicação do trabalho escravo, como contra o coordenador da repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, e contra agentes da CPT. Confira o documento:

A Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo manifesta seu veemente repúdio às constantes ameaças, agressões e atos de intolerância que vem sendo desferidos contra pessoas e instituições conhecidas por sua luta pela erradicação do Trabalho Escravo e que inclui ainda os agentes do estado no exercício de suas funções, relacionadas à fiscalização e responsabilização administrativa e penal daqueles que se utilizam do trabalho escravo.

A evolução da intolerância e impunidade dos agressores incentiva novas ações, o aumento das agressões e pode culminar em atos de barbárie como o episódio de Unaí não nos permite esquecer. Os casos das agressões à ONG Repórter Brasil e seu coordenador, Leonardo Sakamoto; à Comissão Pastoral da Terra e seus militantes; ao InPacto, entre tantos outros, são exemplos de situações que não podem voltar a ocorrer.

Conclamamos as instituições do Estado e o conjunto da sociedade a se unirem na denúncia e responsabilização dos agressores, bem como na defesa e proteção daqueles que lutam por uma sociedade justa e solidária, na qual a defesa dos direitos humanos não pode ser ameaçada pela intolerância e pela violência. Nossa missão é construir uma cultura de paz para que mais nenhum agressor se sinta à vontade para perpetrar tais ofensas.

Rio de Janeiro, 16 de novembro de 2015

Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae)