COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

Entrevista coletiva dia 2, em São Paulo, abre semana do 16º Grito e do Plebiscito Popular. A CNBB por meio de seus organismos sociais manifesta-se: “Convidamos os cristãos e cristãs das dioceses, paróquias, comunidades, movimentos a engajarem-se neste exercício de cidadania que será realizado na Semana da Pátria e especialmente no dia 7 de setembro, junto com o 16º Grito dos Excluídos/as (...), informação, formação e coleta dos votos”.

 


Será no dia 2 de setembro, às 14h, a entrevista coletiva com Dom Enemésio Angelo Lazzaris, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Gilberto Portes, do Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRAJC); Rosilene Wancetto, da Coordenação Nacional do Grito dos Excluídos; André Delfino da Silva, do Movimento em Defesa dos Favelados de São Paulo e José Efigênio de Paulo, representante da 23.ª Romaria dos Trabalhadores.
O 16.º Grito dos Excluídos traz como lema: “Onde Estão Nossos Direitos? Vamos às Ruas para Construir um Projeto Popular”. O Grito leva para as ruas o anseio popular por mudanças nas estruturas da sociedade. Em ano de eleições, os excluídos se manifestam sobre temas polêmicos, como os direitos sociais e a estrutura fundiária nacional.
A grande manifestação nacional de 2010 acontece com o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra. O plebiscito tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade brasileira sobre a necessidade e a importância de se estabelecer um limite para as grandes propriedades de terra.
O censo agropecuário de 2006, realizado pelo IBGE, revela que o agronegócio representa 15,6% dos estabelecimentos agrícolas, embora monopolize 75,7% da área cultivável, mas quem produz a maior parte dos alimentos para o mercado interno são os pequenos produtores.
A CNBB por meio de seus organismos sociais manifesta-se: “Convidamos os cristãos e cristãs das dioceses, paróquias, comunidades, movimentos a engajarem-se neste exercício de cidadania que será realizado na Semana da Pátria e especialmente no dia 7 de setembro, junto com o 16? Grito dos Excluídos/as (...), informação, formação e coleta dos votos”.

 

SERVIÇO:
Data: 2 de setembro de 2010
Horário: 14 horas
Local: CNBB REGIONAL SUL I
Endereço: Rua Conselheiro Ramalho, 726 - Bairro Bela Vista

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos:
Ari Alberti (11) 2272-0627
Assessoria de imprensa:
Aldesco (11) 8137-1840

 

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir