A ONG Repórter Brasil sofreu uma série de ataques cibernéticos nos últimos dias, o que chegou a deixar seu site fora do ar por dois dias. De acordo com a organização, os invasores ameaçaram continuar a ação caso algumas reportagens não sejam apagadas. Na manhã do dia 7 de janeiro, a sede da Organização sofreu uma tentativa de invasão. Os vizinhos do imóvel impediram a ação. A CPT se solidariza com a Repórter Brasil e exige "célere investigação e responsabilização dos que, na sombra, tentam sem sucesso enfraquecer o justo exercício da cidadania e a indispensável resistência da sociedade civil brasileira". Confira o documento:

Desde o dia 6 de janeiro, a ONG Repórter Brasil vem sofrendo repetidos ataques, ameaças e tentativas de constrangimento, visando calar uma das vozes mais respeitadas do jornalismo de investigação e denúncia social. Nos 20 anos de sua corajosa e lúcida atuação, a Repórter Brasil tem documentado com implacável rigor as mais diversas violações de direitos impostas especialmente a grupos vulneráveis da população do Brasil: direito territorial de comunidades camponesas e povos tradicionais; direito integral à vida digna de pessoas submetidas à escravidão moderna; direito a um meio ambiente saudável e sustentável para todos; direito à informação, educação, saúde; direito à transparência e ao questionamento de agentes que dominam a vida pública, na economia e na política.

Em todas essas pautas essenciais ao exercício da cidadania, a ONG tem se colocado como um ator essencial à consolidação de nossa frágil democracia, ainda mais neste momento de profunda crise nacional e planetária.

Como sua parceira desde a sua criação, a CPT vem expressar a sua mais completa solidariedade à Repórter Brasil e aos companheiros e companheiras, hoje alvo desses ataques, e exigir célere investigação e responsabilização dos que, na sombra, tentam sem sucesso enfraquecer o justo exercício da cidadania e a indispensável resistência da sociedade civil brasileira.

Diretoria e Coordenação Executiva Nacional da CPT

Goiânia (GO), 14 de janeiro de 2021.