COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

A peça, que esteve em cartaz na capital do Mato Grosso nos meses de junho e julho de 2018, é baseada no livro “Dez mulheres, muitas vidas”, de autoria de Sheilla Gumes e Adenor Gondim, da Editora CEBI. Quase um ano depois, a Cia de Teatro Cena Onze volta com o espetáculo neste mês de maio no Cine Teatro Cuiabá.

Texto: Assessoria de Comunicação da CPT com informações da Cia de Teatro Cena Onze

Foto: Marcondes Araújo / Vídeo: Aline Mialho

“Em tempos em que a negação dos mais elementares direitos humanos ganha cada vez mais espaço, a defesa do óbvio e a busca pela compreensão do outro tornam-se uma necessidade. Em um país cada vez mais dominado pelo poderio do agronegócio, refletir sobre o uso da terra passa a ser tão óbvio quanto necessário”, descreve a sinopse da peça.

A peça “Mulheres da Terra” mergulha, no Mato Grosso, em relatos de mães, filhas, esposas, trabalhadoras do campo, benzedeiras, sindicalistas, religiosas e tantas outras. Mulheres fortes que não têm outra opção a não ser a luta pela terra, pelas águas e pela vida em um estado com forte domínio do latifúndio. “Descobrimos que a luta pela terra é também vinculada à emancipação das mulheres”, destaca a companhia de teatro.

“As atrizes puderam conviver com a Irmã Vera, Germana e com a Camila, que são algumas das mulheres homenageadas no teatro. A peça, além de homenagear as 10 mulheres do livro, traz muito forte a questão da denúncia das violências físicas e emocionais contras as mulheres, assim como o assassinato delas no campo. Traz a denúncia da concentração de terras e da morosidade do Judiciário, e o uso abusivo de agrotóxicos no campo, aborda o massacre de Colniza”, explica Aline Mialho, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Mato Grosso, que também é uma das pessoas homenageadas pelo grupo de teatro.

A integrante da Pastoral da Terra ressalta que, além da problemática de conflitos no campo, o espetáculo aborda também o “sagrado feminino e a crença popular” através do trabalho das parteiras, benzedeiras e curandeiras.

Confira abaixo um trecho da apresentação teatral:

Elenco: SARAH EMILY: que interpreta uma magistrada, Dorcina Rosa e Irmã Vera Maria; TATYANE SILVA: como Ivani Vitanardi, Germana e Irmã Leonora Brunetto; MARIANA FERREIRA: como Maria Ivanildes, Lindaura Zumack e Aline Mialho; KEVENY KESSIA: como Elizabete Flores, Miguelina de Oliveira e Raimunda Alves; KAYLA ILANA como Camila Sales.

Núcleo Musical: Direção Musical: Paulo Fábio; Trilha Sonora: Paulo Fábio, Abel Dy Anjos e Flávio Ferreira; Percussão: Luiz Taques; Voz: Ingrid Arruda, Kayla Ilana e Ediana Thanara voz em off: Clėlia Gattass. Participação especial: Vera Capilé.

__

Serviço: Cia de Teatro Cena Onze

Apresentações: 04, 05, 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de maio de 2019

Local: Cine Teatro Cuiabá (Sala Anderson Flores) - Cuiabá - Mato Grosso

Horário: 19h30

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre

Ingressos: R$: 20,00 (Inteira) e R$: 10,00 (Meia)

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir