COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

O relatório Direitos Humanos no Brasil chega a sua 18ª edição, que será lançada hoje, 5 de dezembro, às 18h00, no Sesc Bom Retiro em São Paulo. O livro traz 33 artigos de autores que aprofundam análises e apresentam dados sobre diferentes áreas de atuação relacionadas aos direitos humanos.

O livro inclui temas relacionados aos direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. A publicação é fruto da parceria da Rede Social com organizações sociais de vários setores e regiões do Brasil, que retratam temas diversos de interesse abrangente. Um dos objetivos da Rede Social é ampliar o próprio conceito que a opinião pública tem em relação aos direitos humanos, no sentido de contribuir com o fortalecimento dos direitos fundamentais.

A publicação inclui um amplo leque de temas, com os quais diversos setores da sociedade podem se identificar. Entre eles, o direito ao trabalho, educação, saúde, habitação, alimentação, terra e outros bens comuns. Alguns dos temas que o relatório tem acompanhado ao longo dos anos incluem trabalho escravo, políticas públicas no meio rural e seus impactos para os povos indígenas, quilombolas e camponeses; o direito à habitação e à educação; direitos das mulheres; violência urbana e políticas de segurança pública; racismo e homofobia; direito à justiça e à memória, entre outros.

Nos últimos 17 anos, a publicação anual se constituiu como documentação histórica sobre os direitos humanos no Brasil. A obra combina análise, dados, monitoramento de políticas públicas e propostas no sentido de chegar à raiz das causas das violações dos direitos humanos.

Na cerimônia de lançamento serão homenageadas: Ivone Gebara, escritora, filósofa e teóloga feminista; Juliana Cardoso, vereadora de São Paulo que defende os direitos das mulheres, crianças e adolescentes; e uma homenagem póstuma ao Frei Henri Burin des Roziers, padre dominicano e advogando da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que dedicou sua vida em defesa dos direitos humanos no Pará. Frei Henri faleceu no dia 26 de novembro, aos 87 anos. O grupo Ilú Obá de Min será a atração cultural da noite, com tambores e cantos. A entrada é franca.

LANÇAMENTO DO LIVRO "DIREITOS HUMANOS NO BRASIL 2017"

DIA 5 DE DEZEMBRO ÀS 18H.

LOCAL: SESC BOM RETIRO - ALAMEDA NOTHMANN, 185 - BOM RETIRO, SÃO
PAULO

Mais informações e contatos com autores:

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Dani Stefano (11) 949075921 e Nina Fideles (11)
99613-6699 (também por Whatsapp).

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir