COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

Os Regionais Bahia, Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e Minas Gerais da Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançarão na próxima quarta-feira, 05 de junho, a exposição fotográfica itinerante Raiz e Resistência: comunidades tradicionais e territórios de vida”. A exposição traz imagens de povos da Terra, das Águas e das Florestas - em especial as comunidades quilombolas e de fundo e fecho de pasto - em suas experiências de luta e de resistência cotidiana em defesa de seus territórios tradicionais.

O lançamento fará parte da 7ª Semana da Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (SINTEGRA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), que ocorrerá entre os dias 05 a 08 de junho de 2019, em Diamantina (MG). Além da exposição, a CPT também participará, durante o evento, de uma oficina sobre a diversidade e o Saber/Fazer das comunidades tradicionais como forma de resistência cotidiana e os desafios na defesa dos territórios. A oficina ocorrerá no dia 06 de junho, às 14h, no Pavilhão de Aulas I, Campus JK da UFVJM.

Exposição itinerante

A exposição reúne ao todo 150 fotos captadas em sua maioria entre os anos de 2012 e 2018. São fotografias feitas a partir de um olhar pastoral sobre a realidade e o cotidiano de centenas de famílias que partilham sonhos e experiências na luta por Justiça, por dignidade e por território. A exposição também inclui imagens de acervo, trabalhos realizados por fotógrafos/as colaboradores/as da Pastoral, além de depoimentos de comunidades tradicionais acompanhadas pelas três regionais de CPT.

As fotografias possuem vários enfoques: vão desde os momentos de enfrentamentos e violências decorrentes de conflitos agrários até imagens do cotidiano que expressam sua relação com a natureza, a cultura, a fé e a religiosidade, seus objetos simbólicos, o trabalho e o alimento que nutre essa jornada. São imagens que partilham uma mirada repleta de esperança e que desejam celebrar a vida e a força dos povos do campo.

“Raiz e resistência: comunidades tradicionais e territórios de vida” irá circular, em seguida, em comunidades camponesas acompanhadas pela CPT nos estados da Bahia, Minas Gerais e Pernambuco, além de outras universidades, escolas e museus nestes estados, e em espaços nacionais. A iniciativa contou com o apoio das organizações de cooperação internacional H3000, DKA e Casa do Mundo.

Serviço:

O quê? Lançamento da Exposição Itinerante “Raiz e Resistência: comunidades tradicionais e territórios de vida”.

Quando? De 05 a 08 de junho.

Onde? VI Sintegra da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina (MG).

Outras informações:

CPT Bahia (71) 3328-4672 / 3328-4683

CPT Nordeste II: (81) 3231-4445

CPT Minas Gerais: (33) 99936-1567 / 9992-93120

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir