COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

No próximo dia 1 de junho, a partir das 19h00, a Comissão Pastoral da Terra - CPT fará o lançamento oficial da Campanha Nacional em celebração aos seus 40 anos de história, durante o "Encontro Brasileiro dos Movimentos Populares em diálogo com o Papa", que acontecerá entre os dias 2 e 5 de junho, no Centro de Convenções da Prefeitura de Mariana, localizado na praça Juscelino Kubitschek, s/n, Centro - Mariana (MG).  

Como dizia Adélia Bezerra de Meneses: "fazer memória não é mergulhar no passado, desempoeirar-lo e trazê-lo à tona; mas se utilizar dele na busca por experiência, motivação e elã, para uma ação aqui e agora." Fazer memória da história da Pastoral da Terra é levar as pessoas a perceberem a presença dessas batalhas travadas no campo, nas cidades e no congresso nacional, em suas vidas cotidianas. É realizar o ato político de lembrar de todas e todos que lutaram pelos direitos dos povos do campo, das comunidades indígenas e quilombolas; pelo direito à vida, à terra e às águas. Enfim, fazer memória é um ato de justiça. Não apenas por aqueles que aqui estão, que continuam na lida, nem pelos que já se foram (seja pelas mãos do tempo ou pelas mãos da covardia), mas especialmente àqueles que ainda hão de chegar. 

No "Encontro Brasileiro dos Movimentos Populares em diálogo com o Papa" serão discutidos temas como meio ambiente, mineração, terra, trabalho, reforma política, território e moradia. O evento, que teve início meses antes também em Minas Gerais, fará o seu encerramento em Mariana, com grande ato público. Entre os presentes, estarão representantes da CNBB, Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo, Movimento Camponês Popular (MCP), Central dos Movimentos Populares (CMP), Via Campesina e Consulta Popular, Levante Popular da Juventude, entre outros. A expectativa é que pelo menos 400 pessoas estejam presentes e participem do Encontro. 

Sobre a Campanha Nacional CPT 40 anos 

Desde o dia 3 de maio, a CPT realiza ações de comunicação em motivo de sua campanha de 40 anos, iniciando uma série de publicações em três diferentes eixos temáticos, sendo eles "Memória", "Abrindo Porteiras" e "Histórias". Neste primeiro mês, o eixo "Memória" procurou resgatar e difundir a ‘lembrança’ daqueles que participaram da trajetória da CPT, divulgando conteúdos nos canais online da entidade, entre eles o site, a página no Facebook, o perfil no Twitter e o canal de vídeos no YouTube. 

O evento em Mariana marca a abertura da 2.ª fase da campanha, que trabalhará o eixo temático "Abrindo porteiras". Entre as ações previstas para esse mês, estão a realização de debates online sobre o tema "Trabalho Escravo Contemporâneo", que contará com a participação de importantes articuladores e defensores dos direitos humanos. 

Publicação “Conflitos no Campo Brasil 2015” 

A CPT terá exemplares à venda de sua recém-lançada publicação “Conflitos no Campo Brasil 2015”, que reúne e torna público os dados de conflitos ocorridos no campo no Brasil, no ano de 2015. Para adquirir um exemplar, os interessados devem procurar um dos representantes da CPT que estarão presentes no evento. Para mais informações sobre a publicação, acesse:

http://www.cptnacional.org.br/index.php/publicacoes-2/destaque/3175-conflitos-no-campo-brasil-2015

Serviço:

Lançamento da Campanha Nacional CPT 40 anos

Local: Encontro Brasileiro dos Movimentos Populares em diálogo com o Papa

Centro de Convenções da Prefeitura de Mariana (MG)

Data e horário: 01 de junho de 2016, às 19h00.

Endereço: praça Juscelino Kubitschek, s/n, Centro - Mariana (MG)

+ Informações: 40anos@cptnacional.org.br | (62) 9307-4305 - Cristiane Passos

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir