COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

Conflitos

CPT Goiás denuncia ameaça de despejo arbitrário de 45 famílias no município de Piranhas

CPT Goiás denuncia ameaça de despejo arbitrário de 45 famílias no município de Piranhas

A CPT regional Goiás manifesta repúdio a mais uma tentativa de despejo, em plena crise sanitária. Em Nota Pública, a entidade apela "às autoridades para que garantam o direito de permanência das famílias na terra. Ainda vivemos em meio à pandemia de COVID e, mais do que nunca, somos chamados a colocar o cuidado com a vida e a saúde de nossa população em primeiro lugar". Confira o documento na íntegra:…

Leia mais:

Nota pública em apoio à luta do Quilombo Tanque da Rodagem

Desde a sexta-feira, 10 de setembro, famílias da comunidade quilombola Tanque da Rodagem, localizada em Matões, no Maranhão, impediam que funcionários, contratados por dois produtores de soja oriundos do Paraná, Eliberto Stein e Silvano Oliveira, se apropriassem novamente dos tratores que invadiram o território e desmataram imensas áreas de Cerrado na região. Acampados em um trecho da rodovia MA 262, as famílias vinham sendo ameaçadas por homens armados, que chegaram a impedir o acesso da Secretaria de Igualdade Racial à sede do município. Desde as primeiras horas do sábado, a Comissão Pastoral da Terra no Maranhão (CPT-MA), acompanhou a situação junto à comunidade.

No final da última terça-feira (14), uma ação da Polícia Militar apreendeu os tratores dos latifundiários e retirou a barricada construída para impedir o acesso à cidade. Apesar dessa ação, a comunidade segue acampada na rodovia junto a demais comunidades que se somam, já que homens armados continuam rondando o território. Diante desse cenário, a Articulação das CPT's do Cerrado manifesta apoio à luta do quilombo. Confira na íntegra:…

Leia mais: