COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

Foi com enorme pesar que a Articulação das CPT’s do Cerrado recebeu a triste notícia sobre o falecimento dos amigos Reginaldo Lima Viana, 50, e Raimundo Ferreira dos Santos, 65. Aqui manifestamos nossa homenagem a esses companheiros da luta camponesa no Cerrado. Reginaldo era liderança da Articulação Camponesa de Luta pela Terra e pela Defesa dos Territórios e, juntamente com o cunhado Raimundo, fazia parte da Comunidade Serrinha, em Barra do Ouro, no Tocantins.

Reginaldo atuou incansavelmente pela defesa da vida no campo. Em vida, sempre manifestou coragem na luta pelos direitos dos pobres da terra, viveu uma peregrinação pela Amazônia e Cerrado. Engajado na luta pela produção de alimentos saudáveis, sempre defendeu as experiências agroecológicas em defesa das águas e da terra. 

Com a sua grandiosa fé no Reino da Vida, sua mensagem de esperança era partilhada como um sonho a ser conquistado. Ele dizia: “O meu pedaço de terra é pra mim um sonho, e significa um ponto fundamental de sobrevivência”. Na sua utopia, de pé no chão do Cerrado e com o coração fortalecido pelos conhecimentos bíblicos, Reginaldo animava as comunidades da Articulação Camponesa com a mensagem: “Se o senhor se agradar de nós, nos fará entrar na terra que corre leite e mel” (NM.14:8).

Nos solidarizamos com a sua família e com todas as pessoas da Comunidade Serrinha e da Articulação Camponesa. Acreditamos que Reginaldo e Raimundo sempre estarão presentes na luta do povo.

Nesses tempos difíceis, Reginaldo se manteve forte e acreditando na vitória do povo camponês. Com o seu espírito de liderança, ele fazia enfrentamentos e sempre partilhava com os companheiros e as companheiras de luta que é possível realizar o sonho da conquista da terra. E é iluminados e iluminadas por sua esperança e crença que permanecemos nessa caminhada acreditando na libertação do povo que defende a vida no Cerrado.

“O Cerrado precisa de vida e a Amazônia tem que viver. Reginaldo, nós continuaremos nessa luta por você” 

- Voldinez Pereira dos Santos, Articulação Camponesa

Reginaldo e Raimundo, Presentes, Presentes, Presentes!

Articulação das CPT’s do Cerrado - Comissão Pastoral da Terra (CPT)

08 de outubro de 2019.

--

Crédito foto: Arquivo pessoal

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir