COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

Programação gratuita acontece de 12 a 17 de setembro de 2022, de maneira híbrida e presencial, em diversas regiões do Cerrado

Por Campanha Nacional em Defesa do Cerrado

Universidades públicas, Institutos federais e organizações da sociedade civil realizam, entre os dias 12 e 17 de setembro, atividades gratuitas em sintonia com o dia nacional do Cerrado, celebrado no dia 11 de setembro. As ações, de cunho educativo, cultural e político, visam difundir informações e experiências sobre a região e sobre os povos indígenas e comunidades tradicionais que nela vivem.

Apesar da sua importância ecológica, o Cerrado agoniza com o avanço da fronteira agrícola e a conversão anual de milhares de quilômetros quadrados de vegetação nativa em pasto ou plantações de soja e outros grãos voltados para o mercado externo. Em apenas 50 anos, metade da sua cobertura original foi destruída, em velocidade e dimensão ainda maiores que a Mata Atlântica e a Amazônia, como demonstram os dados do INPE/PRODES, Instituto brasileiro que monitora por satélite o desmatamento do Cerrado e Amazônia.

Confira, abaixo, algumas destas atividades:


II FESTIVAL DO CERRADO DO CERRADO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS (UFR)

Data: 12 a 15 de setembro de 2022 (formato híbrido)

A Diretoria de Extensão, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXA), da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), realizará na próxima semana, entre os dias 12 e 15 de setembro de 2022, o II Festival do Cerrado. A finalidade do evento é a propagação de exposições culturais e mesas de diálogo sobre a regionalidade do Cerrado, saudando sua importância para a nossa região e para o mundo.

A programação do festival ocorrerá de forma HÍBRIDA e haverá transmissão pelo canal do YouTube da UFR. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo website do evento até o dia 11 de setembro de 2022. A programação completa encontra-se no mesmo endereço eletrônico.

Clique aqui para conferir a programação.

Mais informações: https://ufr.edu.br/noticia/inscricoes-abertas-para-o-ii-festival-do-cerrado/


II SEMANA INTEGRADA DO CERRADO

Data: 12 a 17 de setembro de 2022 (formato híbrido)

A II Semana Integrada do Cerrado é um evento interinstitucional que tem o intuito de realçar a importância deste bioma, refletindo sobre sua biodiversidade, impactos socioambientais, história e cultura de comunidades tradicionais e a integração de ações socioambientais, buscando a conservação do Cerrado brasileiro. O evento é organizado por instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas, e por organizações da sociedade civil dos Estados de Goiás, Tocantins e Maranhão e, também, do Distrito Federal.

A edição deste ano será regida pelo tema “Cerrado: saberes, usos e abusos” e ocorrerá entre os dias 12 e 17 de setembro de 2022, no formato híbrido (contando com atividades online e presenciais). Além disso, no âmbito deste evento, será comemorado o VII Dia Nacional do Cerrado do Instituto Federal de Goiás (IFG), o III Dia Nacional do Biólogo do IFG e II Encontro Regional dos Programas de Pós-Graduação com Foco no Cerrado.

As atividades on-line serão transmitidas pelo Canal no YouTube da Semana Integrada do Cerrado e, também, do IFG Comunidade. As inscrições no evento são gratuitas e haverá emissão de certificado de participação.

As inscrições podem ser realizadas no Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa (Sugep) do IFG, por meio do link: bit.ly/semanacerrado2022 

Links de transmissão: 

https://www.youtube.com/results?search_query=semana+integrada+do+cerrado 

 https://www.youtube.com/c/IFGComunidade

Mais informações: https://www.ufg.br/e/32919-ii-semana-integrada-do-cerrado


II FESTIVAL DAS COMUNIDADES APANHADORAS DE FLORES SEMPRE VIVAS

Data e local: 14 e 15 de setembro (formato presencial - Diamantina, MG)

Com o objetivo de valorizar a identidade e modo de vida das comunidades Apanhadoras de Flores e celebrar o reconhecimento pela FAO/ONU do seu sistema agrícola tradicional como patrimônio agrícola mundial, será realizado nos dias 14 e 15 de setembro, o 2º FESTIVAL DAS COMUNIDADES APANHADORES DE FLORES SEMPRE-VIVAS. O evento ocorrerá no Mercado Velho, Centro de Diamantina, Minas Gerais.

Durante o 2º Festival, são esperados cerca de 300 apanhadores de flores de toda a região da Serra do Espinhaço Meridional de Minas Gerais. Haverá o lançamento público de documentos relacionados ao Sistema Agrícola Tradicional das comunidades Apanhadoras de Flores Sempre Vivas, como sistematização do SAT Tradicional através de livros e outras publicações, Protocolos Comunitários, vídeos, documentário e exposição de fotografias, feira com produtos artesanais das comunidades e uma série de apresentações culturais.

O Festival é uma realização da CODECEX e Prefeitura Municipal de Diamantina, apoiado pelas Prefeituras Municipais de Presidente Kubitschek e Buenópolis, HEKs-Eper e gestores do Plano de Conservação Dinâmica do primeiro SIPAM brasileiro.

Mais informações:

https://www.facebook.com/Codecex/

https://www.instagram.com/codecex/