COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

A VIII Festa Camponesa acontecerá na Comunidade Cruzeiro Bom Jardim, em Silvânia(GO), amanhã (20), com o tema Da cultura Camponesa: Águas que acolhem a vida, Lema “para quem tiver sede, eu darei de graça da fonte de água viva. Ap 21,8"

Por CPT Regional Goiás

A VIII Festa Camponesa irá acontecer na Comunidade Cruzeiro Bom Jardim município de Silvania Go, no dia 20 de agosto de 2022, a presença de todas/os nos alegra nesta Festa das Comunidades, construída num processo de partilha, fazendo memória da ancestralidade, trazendo a importância dos modos de vida e conscientização dos direitos dos camponesas/es.

A preparação para a Festa Camponesa é um tempo de expectativa, onde os camponeses/as motivados pela fé e esperança trabalham e revigoram seus conhecimentos a partir da cultura camponesa popular, raízes dos saberes e fazeres dos povos do Cerrado.

Celebraremos a Terra nossa mãe, devastada pelo agronegócio, contaminada pelo agrotóxico. Celebraremos a água fonte viva, elemento essencial da vida no planeta. Celebraremos o Cerrado berço das águas que agoniza no meio da monocultura, mas que é resistente e renasce sempre das profundezas. Como compromisso concreto a Comunidade Cruzeiro Bom Jardim participou da Campanha Salve uma Nascente, recuperando uma nascente, trazendo o compromisso do cuidado com as águas, os rios e meio ambiente.

É nesse espirito de luta resistência que a Comunidade Cruzeiro Bom Jardim recebe as comunidades os trabalhadores do campo e da cidade para festejar a vida, para que possamos nos animar e despertar para um mundo mais solidário, humano e uma melhor convivência com o outro e o meio ambiente, valorizando sempre o modo de vida camponês.