Documento também convida para Assembleia Mundial pela Amazônia, a ser realizada nos dias 18 e 19 de julho. Nova proposta recebeu o nome de Fospa em Movimento, como alternativa de realização do Fórum, que teve encontro presencial suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus

Leia o comunicado na íntegra:

Comunicado público: Enfrentando a pandemia, novos caminhos e alternativas para continuar o processo Fospa

Recebam uma saudação fraterna na esperança de que o compromisso que nos une seja cada vez mais forte e que nossa jornada esteja unida pela solidariedade e pela articulação na defesa da Amazônia.

O Comitê Fospa Colômbia, organizador do IX Encontro Internacional do Fórum Social Panamazônico, se dirige as mais de 1800 pessoas inscritas no Fórum, que propuseram 101 atividades autogestionadas; aos homens e às mulheres que participaram, nos últimos dois, de algum dos 14 fóruns pré-nacionais e locais realizados nos diferentes países da Bacia Amazônica, em preparação para o IX Fospa; bem como aos vários movimentos sociais, organizações e comunidades da Amazônia que estiveram atentos ao andamento desse processo e que estão interessados ​​em ingressar nessa luta comum pelo Bem Viver na Amazônia.

Como é de conhecimento público, ciente da importância de defender a vida contra os riscos da Covid 19, alguns meses atrás, fomos obrigados a adiar o IX Fospa para as datas de 13 a 16 de novembro de 2020, prevendo que nessa época o os riscos fossem superados e assim seria possível promover um encontro pessoalmente na cidade de Mocoa, na Amazônia andina. No entanto, como resultado da evolução dessa crise mundial da saúde, que se agravou com o tempo, somos obrigados a repensar a data do IX Fospa, possivelmente para o ano 2021, desta vez, sem ousar propor uma data específica devido à incerteza permanente em relação ao vírus.

Essa determinação, apoiada pelo Comitê Internacional do Fórum Social Panamazônico, busca cuidar dos participantes, bem como das comunidades amazônicas e, principalmente, dos cidadãos de Mocoa, um local que continuará sendo o local da nossa reunião presencial quando ela ocorrer.

Da mesma forma, queremos dizer que o Comitê Internacional, prevendo a necessidade de fortalecer as lutas da região diante das várias ameaças que não descansam em seu afã de exterminar a vida e as bens naturais, mesmo em meio à pandemia, trabalha duro para manter as bandeiras de combate daqueles e daquelas que habitam a Amazônia, bem como para tornar visíveis os danos permanentes e insistir em suas soluções imediatas.

Para isso, demos vida à campanha Fospa em Movimento, uma iniciativa para ser, estar, permanecer e transcender no cuidado da Amazônia em seus múltiplos facetas e interesses, neste segundo semestre. Um convite para manter a luta por direitos, fortalecer os espaços de articulação com a mídia disponível hoje, trabalhar em espaços de incidência e participar de esforços de conexão e unidade global que levantam suas vozes para a defesa da vida.

Fospa exige ação imediata dos governos ante o etnocídio dos povos amazônicos

Assim, esperamos continuar contando com cada um de vocês, para se juntar a nós nesse compromisso de promover e convocar ações, reuniões, análises e / ou reflexões articuladas nos territórios dos diferentes países da Bacia, que nos permitam encontrar e expor ao mundo nossos sonhos, preocupações e lutas pela defesa dos direitos das diversidades que habitam este território e de que estamos sendo afetados pela pandemia de Covid 19 e pela pandemia do capitalismo, que aprofunda nossos problemas de saúde, sociais e econômicos.

Fospa lamenta e repudia assassinato de líder camponês na Colômbia

Como parte do Fospa em Movimento, desde as diferentes Iniciativas de Ação - IdeAs -, coração de nossas ações nos países da bacia amazônica, temos promovido espaços de reunião para consolidar um ciclo de conversas virtuais que durante este segundo semestre de 2020 nos permitam fazer leituras do contexto atual da Amazônia de maneira diferenciada ante cada tópico abordado em profundidade pelas IdeAs de Fospa. Esperamos em breve poder compartilhar com você este calendário de conversas ou seminários on-line, além de outras atividades importantes promovidas pelas diferentes IdeAs da Fospa, como o lançamento do atlas de conflitos sócio-territoriais na Panamazônia e o Tribunal de Justiça Ético e Direitos das mulheres da Amazônia andina. Ações que serão o prelúdio de um grande Pré-Fórum Virtual que realizaremos no mês de novembro deste ano, para avançar no compartilhamento de conhecimentos, reflexões e análises nos eixos temáticos, nas Iniciativas de Ação e nas metodologias previstas para o IX Fospa presencial. Isso com os próprios ajustes na virtualidade.

Articulação das CPT’s da Amazônia discute participação no IX Fospa

Além disso, queremos compartilhar com você, como Fórum Social Panamazônico e as distintas organizações que fazem parte desse processo, que nos unimos à convocação da Assembléia Mundial pela Amazônia, que será realizada nos dias 18 e 19 de julho de 2020, com o objetivo de formar uma aliança regional e global onde diferentes redes, organizações, iniciativas e campanhas para a região convergem, dialogam e coordenam. Portanto, estendemos a todos o convite para participar desse importante espaço contra o etnocídio, o ecocídio e o extrativismo neoliberal, agravados pela pandemia.

Continuaremos em contato permanente com todos e cada um de vocês para continuar fortalecendo essa dinâmica do Fospa em Movimento e defesa da vida. Esperamos nos encontrar e nos abraçar muito em breve em Mocoa, onde gritaremos com uma só voz:

ela vida, defendemos a Amazônia!

7 de julho de 2020.

Comitê Fospa Colômbia