COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

Trabalho Escravo

Semana Nacional de Comunicação em Combate ao Trabalho Escravo Alerta! Trabalho escravo em alta assusta o Brasil

A classe trabalhadora brasileira vem sofrendo nos últimos anos condições de trabalho e de vida cada vez mais precarizadas. Não por acaso, é nessa conjuntura que muitas pessoas têm sido submetidas a situações desumanas de trabalho, obrigadas a trabalharem em condições degradantes, sem direitos básicos. Isso tem nome: trabalho escravo.

Em 2022, de acordo com os dados da Campanha Nacional da CPT contra o trabalho escravo, mais de 2.500 pessoas foram resgatadas de trabalho escravo no Brasil, sendo 2.218 somente no campo, onde 207 casos foram identificados. Este é o maior número em 10 anos. Em comparação à média dos 8 anos anteriores, esses números apresentam uma multiplicação por mais de dois. Situação confirmada nos primeiros 100 dias de 2023: já foram identificados 67 casos e resgatadas 1.179 pessoas, sendo 962 só no meio rural.  Alguns casos ganharam repercussão nacional na mídia, chamando a atenção da população e suscitando questionamentos a respeito da terrível exploração que está por trás da produção de vários itens que chegam às nossas mesas.

Leia mais...

Operação resgata cinco trabalhadores por suposta submissão a trabalho escravo em Senador José Porfírio (PA)

 Em operação realizada em Senador José Porfírio, no sudoeste do Pará, foram resgatados cinco trabalhadores por suposta submissão a condições semelhantes às da escravidão. Entre eles, uma era menor de idade, com 14 anos. A equipe de fiscalização encontrou, ainda, uma criança de um ano e quatro meses, filha de uma das trabalhadoras resgatadas.

Leia mais...

Nota pública - CPT-RS denuncia caso análogo a escravidão na Serra Gaúcha

Foto: MPT-RS

Diante das denúncias de trabalho escravo na colheita de uva em Bento Gonçalves (RS), a CPT-RS vem a público se manifestar, em nota, sobre o sistema escravagista sempre escondido na Serra Gaúcha envolvendo mais de 200 trabalhadores baianos.

Alguns dos trabalhadores ouvidos pelo regional, muitos jovens, indicaram aliciamentos com promessas de salário, hospedagem e alimentação. As denúncias estão sendo apuradas pelos Ministério do Trabalho e Emprego e Ministério Público do Trabalho e polícias Federal,

A CPT-RS também reforça o seu compromisso junto aos trabalhadores e exige apuração de todas as possíveis irregularidades e ilegalidades cometidas pelas vinícolas Aurora, Garibaldi e Salton. "
É preciso combater com firmeza todo tipo de exploração do trabalho humano. Não podemos aceitar que o progresso de uma cidade aconteça às custas da violência e da opressão", diz trecho da nota.

Leia na íntegra:

  

Leia mais...

CPT e ONG francesa ajuizam nova ação contra o banco BNP Paribas por financiar desmatamento, invasão de territórios e trabalho escravo

Após enfrentar uma ação judicial por prestar serviços financeiros a produtores de combustíveis fósseis, o banco francês BNP Paribas enfrenta agora uma nova demanda questionando o seu apoio à promoção do desmatamento, do trabalho escravo e de violações a direitos de povos originários no Brasil

Foto: Getty Images

Leia mais...

CPT Araguaia-Tocantins divulga programação da Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Em 2023 fazemos memória aos 19 anos da revoltante “Chacina de Unaí”, que no dia 28 de janeiro de 2004, vitimou os auditores-fiscais do Trabalho, Eratóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva, e o motorista do Ministério do Trabalho, Ailton Pereira de Oliveira. O grupo sofreu uma emboscada e foi assassinado por pistoleiros enquanto verificava denúncias de exploração de trabalhadores na zona rural do município de Unaí (MG).

Leia mais...