COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

O Fórum Capixaba de Entidades em Defesa da Bacia do Rio Doce, composto por 76 instituições e ONGs, acionou, nesta quinta-feira (3), a Organização das Nações Unidas (ONU) para que apoie uma investigação independente dos impactos gerados pelo rompimento da barragem de rejeitos de minério da Samarco – Vale e BHP Billiton – em Mariana (MG).

 

(Fonte: Século Diário)

As entidades justificam essa necessidade, que apontam como urgente, no fato de que as informações disponíveis para a população até agora se mostram controversas e com “fortes evidências de distorção”. 

Além disso, quase um mês depois da maior tragédia socioambiental do País - completo neste sábado (5) -, nenhuma ação efetiva foi tomada pelo governo federal e empresas responsáveis para evitar novos danos. “A medidas são claramente insuficientes e ineficazes”, criticam.

O documento que alerta à ONU sobre a gravidade do caso foi entregue na tarde desta quinta-feira (3) a representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, em Brasília, por Bruno de Souza Toledo, membro da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Vitória (CJP/ES). O Fórum pede que o assunto seja incluído na agenda da ONU no País.

Entre as ações, as entidades solicitam ao Alto Comissariado que acione o governo brasileiro para que reveja seus procedimentos de fiscalização das atividades de mineração, evitando, assim, novas tragédias. 

O documento informa que existem 27 mil minas produtoras no Brasil e o órgão responsável por supervisionar a atividade, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), tem somente 220 técnicos. Destes, apenas 12 são treinados para inspeção de barragens, o que possibilitou o monitoramento de poucos projetos este ano - 60.

Da mesma maneira, já são 662 as barragens registradas no DNPM como rejeitadas por possibilidade de riscos e danos - 32 de alto risco, 96 de médio risco, e 535 de baixo risco. “A represa que quebrou em Mariana foi classificada como baixo risco, o que demonstra a alta probabilidade de novas rupturas ocorrerem”, sinaliza o Fórum.

As entidades também querem intervenção das Nações Unidas para garantir a proteção imediata das populações atingidas por meio de cobranças ao governo, mas, principalmente, às empresas. 

“As populações urbanas que dependem do rio, como a cidade de Colatina-ES, ou aqueles que vivem no rio, como os povos indígenas Krenak ou comunidades tradicionais, como a pequena vila de Regência, um santuário de tartarugas marinhas, estão em estado crítico”, pontou, acrescentando que as pessoas estão sem trabalho ou perspectiva de obter qualquer ajuda financeira.

O documento lembra que são cerca de 50 milhões de resíduos de minério de ferro lançados no rio Doce e no oceano, com altos níveis de metais pesados e produtos químicos tóxicos, que resultaram na morte milhares de espécies da bacia hidrográfica do quinto rio mais importante do Brasil. 

“Neste momento, a lama é espalhada ao longo da costa do Espírito Santo e não é possível dimensionar o grau de devastação que ainda pode causar”. As informações sobre a contaminação das praias, dizem as entidades, também são negligenciadas por órgãos públicos e empresa. “A dispersão da lama nas praias através do ar (evaporação, condensação e precipitação) e do lençol freático é iminente, mas não foram tomadas medidas para garantir a saúde pública”.

O Fórum também relata à ONU sobre a fragilidade das instutuições, inclusive do próprio Judiciário, que apresentou decisões contraditórias e distintas no caso. As entidades se referem à sentença da Justiça Federal que havia estabelecido prazo de 24 horas à Samarcopara bloquear a lama tóxica antes da chegada ao oceano, e a outra da Justiça Estadual que obrigou a empresa a fazer o contrário, aumentando a vazão da foz do rio em Regência, como ocorreu, facilitando o encontro dos rejeitos com o mar.

Outra preocupação manifestada no documento é a influência das controladoras daSamarco nas autoridades públicas, especialmente os políticos. O Fórum lembra que somente a Vale e suas subsidiárias  investiaram R$ 46,5 milhões nas campanhas eleitorais de 2014. 

Lama tóxica

Ao contrário do que tem propagado as empresas e o poder público, as entidades do Fórum reiteram que a lama é tóxica. O documento faz referência a informações de trabalhadores do setor, de que o residual tem ferro e metais pesados como mercúrio e arsênio, “altamente tóxicos”. 

Alertam, ainda, que as pessoas que entraram em contato com os rejeitos, inclusive os voluntários que ajudaram as vítimas, apresentaram sintomas de intoxicação, como mal-estar, tonturas, dores de cabeça, dor de garganta e confusão mental. 

A ação de metais pesados na saúde humana, afirmam, é diversificada e profunda, “porque eles não são destruídos ou sintetizados por seres humanos”. 

As contradições sobre os diversos estudos feitos a respeito da presença de metais pesados na água do rio Doce é outro ponto que o Fórum chama atenção das Nações Unidas como exemplo de ação ineficaz e desinformação. Mesmo sem precisar sua qualidade, a água tem sido utilizada para consumo humano, colocando em risco a população. 

As entidades apresentam à ONU análises realizadas na água do rio Doce que confirmam a contaminação, inclusive sem possibilidade de tratamento com a mudança de coagulante (uso de acácia-negra tanino). 

O Fórum afirma que a instabilidade existente no rio Doce sobre a qualidade da água é transferida para o sistema de tratamento, tornando insegura a captação e distribuição para a população. 

Segundo o documento, todo o curso do rio Doce deve ser avaliado e monitorado, não só em termo da qualidade da água, mas da qualidade do sedimento, “porque é possível que poluentes existentes nos sedimentos forneçam contaminantes para a água que fluirá no leito do rio”. 

As entidades denunciam ainda o descaso em cidades como Colatina, onde os moradores têm de aguardar em longas filas para ter acesso a apenas dois litros de água, e a violência da polícia para reprimir os protestos contra a desorganização e falta de água, como se fossem “bandidos”.

O vazamento de 55 milhões de metros cúbico de rejeitos contaminados, como dizem as entidades, colocou em risco rio Doce e toda sua extenção de 853 quilômetros, matando várias espécies animais e vegetais por oxigênio supressão, sepultamento e intoxicação. “A cadeia alimentar foi interrompida”.

O Fórum garante que a probabilidade de a extinção de espécies endêmicas é alta. “Este sedimento solidifica, criando uma camada que vai lançar arsénio, mercúrio, cromo e alguns outros produtos químicos ao longo de décadas, envenenando a água e seus seres. Durante as cheias, o leito do rio vai virar, liberar a lama, suprimir o oxigênio e causar novas mortes”.

Assinam o documento as seguintes entidades e instituições:

1 - Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Vitória – CJP/ES 

2 – Conselho Nacional das Igrejas Cristãs – Conic/ES

3 – Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/ES 

4 – Conselho Estadual dos Direitos Humanos – CEDH/ES 

5 – Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH/ES 

6 – Fórum Estadual da Juventude Negra – Fejunes

7 – Associação Cultura Capixaba – Cuca 

8 – Sociedade Colatinense de Direitos Humanos 

9 – Associação Amigos da Praia de Camburi – AAPC

10 – Pastoral Ecológica da Arquidiocese de Vitória 

11 – Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Serra 

12 – Centro de Apoio aos Direitos Humanos – CADH

13 – Associação dos Defensores Públicos do Espírito Santo 

14 - Cáritas Brasileira – Regional Espírito Santo 

15 – Fórum das Pastorais Sociais da Arquidiocese de Vitória 

16 – Central dos Trabalhadores Brasileiros – CTB/ES 

17 – Paróquia São Pedro Apóstolo – Nova Palestina 

18 – Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB/ES 

19 – Irmãs Missionárias Agostinianas Recoletas 

20 – Conselho de Ensino Religioso do Espírito Santo – Coneres

21 – Associação Nacional das Escolas Católicas – Anec

22 – Instituto ELIMU Professor Cleber Maciel 

23 – Associação Grupo Cultural Agentes de Pastoral Negros do Brasil 

24 – Associação Grupo Cultural Modjumba-axé

25 – Movimento Pró-Rio Doce 

26 - ONG Ciclo Vidas - Colatina/ES 

27 - Mulheres Negras de Colatina/ES 

28 - Comissão das Vítimas da chuva 2013 - Bairro Carlos Germano Nauman (Colatina)

29 - Comissão das Vítimas da chuva 2013 - Bairro São Marcos (Colatina) 30 – Sindicato dos Servidores Públicos de Baixo Guandu 

31 – Sindicato Unificado da Orla Portuária - Suport

32 – Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea

33 – União Geral dos Trabalhadores – UGT/ES 

34 – Grupo de Pesquisa Direito, Sociedade e Cultura da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) 

35 – Comissão Quilombola Sapê do Norte

36 – Conselho Regional de Serviço Social – CRESS 17ª Região 

37 – Transparência Capixaba 

38 – Associação de Mulheres Unidas da Serra – AMUS 

39 – Fórum Estadual de Mulheres do Espírito Santo 

40 - União Brasileira de Mulheres - UBM/ES 

41 - Fórum Memória, Verdade e Justiça - ES 

42 - Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto e Meio Ambiente no Estado - Sindaema

43 - União da Juventude Socialista - UJS

44 - Casa da América Latina "Liberdade e Solidariedade" - Calles

45 - Núcleo Capixaba do Barão do Itararé 

46 - Movimento de Pequenos Agricultores do Brasil - MPA 

47- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST 

48 - Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais do Estado - Assojafes

49 - Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional do Espírito Santo – Senalba

50 - Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares no Estado do ES -FAMOPES

51 - Comissão Pastoral da Terra – CPT/ES

52 – Diretório Central dos Estudantes – DCE/UFES 

53 – Associação de Pós-Graduandos APG/UFES 

54 – Central Única dos Trabalhadores – CUT/ES 

55 - Federação dos Trabalhadores em Administração do Serviço Público do ES - Fetam-ES

56 – Brigadas Populares 

57 - Associação de Guardas Municipais do Norte e Noroeste do Estado

58 - Associação dos Usuários de Transporte Público do Município de Linhares 

59 - Movimento Tarifa Zero do Município de Linhares 

60 - Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Linhares 61 - Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – Fase

 62 – Federação das Associações de Pescadores do Espírito Santo 

63 – Conselho Sacerdotal de Religiões de Matrizes Africana e Ameríndia – Consermaes

64 – Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo – Sindijornalistas

65 - Sindicato dos Petroleiros do Espirito Santo – Sindipetro/ES 

66 – Associação Nacional de Auditores Fiscais de Atividades Urbanas – Anafisc

67 – Juntos SOS ES Ambiental 

68 – Instituto Portas Abertas – IPA 

69 – Instituto de Águas e Meio Ambiente do Brasil – Iamam Brasil 

70 – Presbitério de Vitória – PVTR/IPU 

71 – Conselho Latino-americano de Igrejas – Regional Brasil 

72 – Associação de Moradores de Regência – Amor 

73 – Associação de Surfe de Regência 

74 – Voz da Natureza 

75 – Grupo Conexão Abrolhos – Trindade 

76 – Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Espírito Santo

 

Save
Cookies user preferences
We use cookies to ensure you to get the best experience on our website. If you decline the use of cookies, this website may not function as expected.
Accept all
Decline all
Read more
Analytics
Tools used to analyze the data to measure the effectiveness of a website and to understand how it works.
Google Analytics
Accept
Decline
Unknown
Unknown
Accept
Decline