COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

Romarias da Terra e da Água

As romarias tem um sentido simbólico, acham sua fonte na própria marcha da humanidade. Sempre houve lugares que despertaram fascínio sobre as pessoas e para os quais as pessoas foram e vão à busca de algo para suas vidas.

As Romarias da Terra aconteceram na esteira do Concílio Vaticano II, que acabou com a ruptura entre povo, palavra e altar. As Romarias tradicionais essencialmente buscam o altar e o Santo, as Romarias da Terra introduziram a “Palavra”, a reflexão. As Romarias da Terra têm um caráter ecumênico e ainda mais macro-ecumênico, incorporando ritos e símbolos de outros religiões ao universo católico. As Romarias da Terra valorizam o religioso, e não falham na sua contribuição profética. Nelas se busca mais que confortar o coração, se busca a transformação da sociedade, a construção do Reino de Deus.

As romarias tradicionais estão centradas na individualidade, na promessa, no transcendente e as Romarias da Terra tem como foco o coletivo e a realidade do povo. “A romaria contribui para transformar a mística e a espiritualidade em gesto e compromisso concretos”. (Cícero Moreira da Silva, professor da Universidade do estado do Rio Grande do Norte)

“As Romarias da Terra são o Sacramento da caminhada. Elas são o templo do encontro do divino com o humano”. (Pe. Dirceu Fumagalli, agente da CPT Paraná)

A diversidade das Romarias

A CPT realiza Romarias da Terra desde 1978. As primeiras se deram no Rio Grande do Sul e em Bom Jesus da Lapa, Bahia. Há grande diversidade de Romarias, tanto pela periodicidade com que são realizadas, quanto aos locais.

Algumas são realizadas pelos regionais anualmente, outras a cada dois ou três anos. Outras não têm periodicidade definida.

Alguns regionais realizam suas romarias em lugares tradicionais de romaria, como na Bahia, no Santuário do Bom Jesus da Lapa.

O mais comum é que as Romarias da Terra se realizem em lugares marcados por algum fato significativo da luta pela terra: um conflito, a conquista da terra, etc.

A maior parte das Romarias é de âmbito regional ou estadual. Algumas são diocesanas.

Na primeira década do ano 2000, as Romarias começaram a se chamar de Romarias da Terra e das Águas.

 

 

Total de Artigos:
0

Romarias 2017

Acompanhe as notícias das Romarias da Terra e da Água realizadas em todo em 2017. Veja, dessa forma, a demonstração de fé e esperança que ainda resiste entre o povo do campo.

 

 

 

 

 

 

 

Total de Artigos:
10

Romarias 2016

 

As Romarias da Terra e das Águas são espaços de celebração, fraternidade, luta e produção, um elemento fundamental da cultura popular, camponesa e religiosa. Confira as notícias e imagens das Romarias de 2016.

 

 

 

 

 

Total de Artigos:
10

Romarias 2015

Confira notícias, fotos e relatos das Romarias da Terra e das Águas realizadas pelo país durante todo o ano de 2015.

 

 

 

 

 

 

 

  

Total de Artigos:
27

Romarias 2014

Acompanhe as notícias das Romarias da Terra e da Água realizadas em todo o ano de 2014. Veja, dessa forma, a demonstração de fé e esperança que ainda resiste entre o povo do campo.

 

 

 

 

 

Total de Artigos:
6

Romarias 2013

A Romaria da Terra é um lugar de celebração, fraternidade, luta e produção, um elemento fundamental da cultura popular, camponesa e religiosa.

 

 

 

 

 

 

Total de Artigos:
13

Romarias 2012

romariaba

A fé do povo do campo na justiça social não cessa e por isso, em 2012 as Romarias da Terra e das Águas seguiram suas caminhadas de esperança e luta por todo o país. Em marcha, os romeiros alertam para a destruição da natureza, para o futuro do homem na Terra e denunciam a violência e o descaso do Estado com os trabalhadores rurais.

 

 

 

 

Total de Artigos:
11

Romarias 2011

Romaria 2011

Em 2011, os povos da floresta e do campo se uniram em fé e força e marcharam em Romarias por todo o país. As manifestações denunciaram a devastação ambiental e as injustiças contra o campesinato, levando sempre em memória os mártires da terra que perderam suas vidas nesta luta.

 

 

 

 

Total de Artigos:
13

Romarias 2010

romariamg2010Durante o ano de 2010, manifestações de fé se repetiram em todo o Brasil por meio das Romarias da Terra e das Águas. As marchas são um momento de fazer memória aos mártires que tombaram na luta pela terra, aos quilombolas, indígenas e pequenos agricultores que têm seus direitos suprimidos pelos interesses dos grandes proprietários.

 

 

 

 

 

Total de Artigos:
9

Romarias 2009

Em 2009, as Romarias da Terra e das Águas continuaram sua missão de alertar a sociedade sobre a importância da preservação dos rios e das matas e também sobre a insegurança alimentar que avança sobre o mundo por meio do uso indiscriminado de agrotóxicos. Neste ano, novamente milhares de trabalhadores rurais se reuniram em caminhada por diversas cidades do país, reforçando sua esperança na justiça social.

 

 

 

 

 

Total de Artigos:
13

Romarias 2008

Milhares de trabalhadores rurais caminharam juntos em 2008 por diversas cidades do país em manifestações de fé e resistência contra a devastação do meio ambiente e a violência no campo. As Romarias também protestaram contra grandes projetos que somente visam o privilégio da economia em detrimento da justiça social.

 

 

 

 

 

 

Total de Artigos:
14

Romarias 2007

Em 2007, o povo do campo se uniu em Romarias por todo o país. De norte a sul do país, as caminhadas de fé reuniram milhares de pessoas, denunciando a exploração devastadora dos recursos naturais do planeta e confirmando a resistência dos povos do campo em defesa da terra e da água e contra o latifúndio.

 

 

 

 

 

 

Total de Artigos:
6

Romarias 2006

Romeiros e romeiras engrossaram as manifestações de fé durante o ano de 2006 nas diversas regiões do país. As Romarias realizadas neste ano chamaram a atenção para os benefícios garantidos pelo Estado ao agronegócio em detrimento da agricutura familiar, para a preservação do Rio São Francisco e do meio ambiente de forma geral e lembraram também os mártires que tombaram durante a luta pela justiça no campo, como a missionária Dorothy Stang.

 

 

 

 

 

Total de Artigos:
12

Romarias 2005

Em 2005, trabalhadore rurais, quilombolas, indígenas, pescadores, moradores de fundo de pasto, ribeirinhos, assentados, acampados, atingidos por barragens e todos os povos do campo se reuniram mais uma vez em Romarias pela justiça no campo e pelo direito a terra. As manifestações defenderam a agricultura familiar camponesa e denunciaram mais uma vez os atos de violência física e moral contra trabalhadores rurais.

 

 

 

 

 

Total de Artigos:
6

Romarias 2004

A Comissão Pastoral da Terra, juntamente com dioceses, igrejas e entidades, realizou este ano diversas romarias da terra e da água. Um dos principais objetivos de todas estas caminhadas é chamar a atenção da sociedade para a luta pela Reforma Agrária e pelo acesso à água, sempre sob uma perspectiva bíblica.

 

 

 

 

 

Total de Artigos:
11

CPT

Comissão Pastoral da Terra Secretaria Nacional

Total de Artigos:
0

Quem Somos

Quem Somos

Total de Artigos:
7

Coordenação Nacional

Confira a estória de vida dos Integrantes da coordenação nacional da CPT.

Total de Artigos:
6

Eixos de Ação

Total de Artigos:
3

Notícias

Total de Artigos:
1

América Latina

Total de Artigos:
48

Trabalho Escravo

Total de Artigos:
217

Conflitos

Confira as Notícias relacionadas aos Conflitos no Campo em todo o país.

Total de Artigos:
1194

Geral

Confira as notícias sobre o campo, questões políticas e sociais, no país e no mundo.

Total de Artigos:
566

Ações dos Movimentos

Confira as notícias de ações de resistência dos movimentos e organizações sociais em todo o Brasil.

Total de Artigos:
519

Artigos

Confira os artigos de agentes da CPT e outros sobre as mais variadas temáticas.

Total de Artigos:
191

CPT

Confira as notícias sobre o trabalho da CPT, bem como suas ações em todo país e os documentos públicos divulgados por ela.

Total de Artigos:
342

III Congresso Nacional da CPT

Total de Artigos:
38

I Congresso Nacional da CPT

Total de Artigos:
1

II Congresso Nacional da CPT

Total de Artigos:
1

IV Congresso Nacional da CPT

Total de Artigos:
58

CPT 40 anos

Total de Artigos:
29

Articulação CPT's do Cerrado

Traz notícias sobre o cerrado e as ações da CPT na preservação desse.

Total de Artigos:
93

Articulação CPT's da Amazônia

Traz informações sobre a Amazônia e as ações da CPT na defesa deste bioma.

Total de Artigos:
89

Biblioteca Virtual

Total de Artigos:
2

Cartilhas

Total de Artigos:
1

Documentos

Total de Artigos:
3

Jornal Pastoral da Terra

Total de Artigos:
12

Conflitos no Campo Brasil

Total de Artigos:
1

Fala Povo!

Total de Artigos:
9

Radio

Total de Artigos:
2

Campanhas

Total de Artigos:
1

Banner

Total de Artigos:
2

Centro de Documentação Dom Tomás Balduino

O Centro de Documentação Dom Tomás Balduino da Secretaria Nacional da Comissão Pastoral da Terra informa ao público que seu acervo de documentos digitalizados está disponível no repositório da Google, o Google Drive.

 

Desde o início de sua existência em 1975, a Comissão Pastoral da Terra registra os conflitos que envolvem os trabalhadores do campo e denuncia a violência por eles sofrida. Em 1985 a CPT começou a sistematizar os dados colhidos de documentos primários e secundários sobre as ocorrências de conflito no campo e a publicar um relatório anual chamado Conflitos no Campo Brasil, que se encontra disponível no site da CPT desde 2011.

 

O Centro de Documentação Dom Tomás Balduino atua em estrito cumprimento às normas e procedimentos estabelecidos para o tratamento e organização de documentos, tendo a sua atuação pautada não só pela mera organização documental, mas pela análise critica e aprofundada desse material, no intuito de organizar o registro da luta e a história dos movimentos sociais do campo.

 

O Fundo Comissão Pastoral da Terra é organizado em três subfundos, conforme as regras da arquivologia, cada qual com suas particularidades:

 

- O Subfundo Conflitos no Campo contém mais de 310.000 páginas de documentos digitalizados, referentes a mais de 25.000 conflitos registrados no banco de dados da CPT, onde muitos destes tiveram várias ocorrências registradas ao longo do tempo.

 

- O Subfundo Temático, com mais de 110.000 páginas de documentos digitalizados, contém textos elaborados pela própria CPT, bem como por seus assessores, profissionais da academia e outros atores sociais, que contribuem à compreensão da complexidade do campo brasileiro.

 

- O Subfundo Institucional contém mais de 5.000 documentos produzidos pelas instâncias nacionais da CPT.

 

Enquanto o subfundo Conflitos se destaca por sua cientificidade e pelos milhares de recortes de jornais sobre o mesmo espectro de assuntos, o subfundo Temático caracteriza-se pela diversidade e profundidade dos textos produzidos pelos agentes da CPT, seus assessores e colaboradores, bem como outros documentos que facilitam uma leitura crítica dos mais diversos assuntos relacionados à complexa realidade do campo. O conjunto dos três subfundos constitui um recurso ímpar no país, dado à sua natureza e amplitude.

 

OBSERVAÇÃO: A utilização desses documentos em publicações é livre, desde que sejam feitas as devidas referências, ou seja, citada a fonte como arquivo do CEDOC Dom Tomás Balduino da CPT.

 

ATENÇÃO: PARA ACESSAR O REPOSITÓRIO, A LEITURA DO “MANUAL DO USUÁRIO DO ACERVO DO DIGITALIZADO” É IMPRESCINDÍVEL, ELE DARÁ ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DE PESQUISAS E CONSULTAS.

 

Para acessar todos os documentos do acervo, realizar downloads, utilizar o campo de pesquisa do Google Drive e todos os recursos do mesmo é necessário que o usuário possua uma conta Google (Ex.: Gmail). Caso não possua este tipo de conta ela pode ser criada de forma rápida e gratuita pelo site <drive.google.com> no link intitulado “Inscreva-se” (Sign Up) ou “Criar uma Conta” (Create an account).

 

O usuário deverá então, acessar o link de compartilhamento <http://goo.gl/TJ10G>, entrar em sua conta (Clicando em “Login”), clicar no link superior direito “Adicionar ao Google Drive” e em seguida clicar em “Abrir no Google Drive”. Desta forma, o campo de busca estará habilitado e o acervo digitalizado do Centro de Documentação Dom Tomás Balduino ficará vinculado à sua conta Google e bastará acessar sua conta para ter acesso ao acervo, sem a necessidade de utilizar-se do link de compartilhamento novamente.

Total de Artigos:
1

Articulações e Campanhas

Total de Artigos:
3

Acervo

Total de Artigos:
0

Cúpula dos Povos

A Cúpula dos Povos é um evento paralelo à Rio + 20, e que acontecerá no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, de 16 a 23 de junho.

Total de Artigos:
14

Encontro Unitário dos Trabalhadores e Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e da Floresta

O Encontro acontece em Brasília, de 20 a 22 de agosto de 2012, no Parque da Cidade. Confira as notícias:

Total de Artigos:
11

V Congresso da CLOC

.

Total de Artigos:
29

Site

Total de Artigos:
2

Destaque_círculos

Total de Artigos:
4

Destaque

Total de Artigos:
4

Loja

Total de Artigos:
1

Livros

Total de Artigos:
28

CD DVD

CD DVD

Total de Artigos:
1

Camisetas

Total de Artigos:
16

Conflitos no Campo

Total de Artigos:
16

Biblioteca Virtual

Pagina em Manutenção

Total de Artigos:
5

Biblioteca_virtual_conflitos

Total de Artigos:
3