COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

A Brigada Dessalines, da Via Campesina Brasil que presta desde janeiro de 2009 trabalho de solidariedade ao Haiti, será premiada pelo Comitê do Prêmio Soberania Alimentar 2013 por seus trabalhos no país.

 

(MST)

Segundo Saulo Araújo, diretor da ONG americana Why Hunger, a Brigada é um exemplo de colaboração entre os camponeses para a promoção da soberanía alimentar no Haiti, garantindo a proteção das crioulas aos camponeses haitianos, pelas lutas contra as intervenções da transnacional Monsanto no país e por demonstrar a importancia das famílias camponesas na construção da agricultura e soberanía alimentar”.

 

A Brigada Dessalines luta também pelo reflorestamento do Haiti (apenas 3% do territorio tem sua vegetação original preservada) e pelo desenvolvimento da agroecologia por meio de uma escola técnica que vem sendo organizada desde 2012. 

 

O prêmio será entregue no dia 13 de outubro, em Nova Iorque, no Museu Nacional do Indígena Americano, e contará com a presença de representantes de organizações membros da Aliança por Soberania Alimentar nos Estados Unidos.