COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

No último dia 12 de setembro, a Comissão Pastoral da Terra do estado do Espírito Santo, realizou a Romaria dos Mártires “em memória aos 26 anos do assassinato do companheiro Valdicio Barbosa”.

 

(CPT Espírito Santo)

 

Valdicio Barbosa conhecido como Léo foi assassinado com diversos tiros, quando passava de moto pela ponte do Rio Vai-Querer, município de Pedro Canário (ES), no ano de 1989. O crime permanece impune, e por ter se passado tantos anos houve a prescrição e o processo foi arquivado.

A Comissão Pastoral da Terra e a família do companheiro Léo organizaram a Romaria no sentido de resgatar a memória dele, que deu sua vida pela luta dos trabalhadores.

A concentração iniciou às 14 horas, com uma celebração no local onde um dia jorrou sangue inocente, e onde a bala calou mais um lutador. Em seguida partimos em caminhada refazendo os últimos passos de Léo antes de encerrar o seu destino. A missa foi realizada na Igreja que Léo costumava frequentar com sua família e onde exerceu parte da sua militância, foram momentos muito comoventes, pois resgatar a memória de quem partiu tão precocemente, e teve de deixar seus sonhos de mudanças e justiça social para outros realizarem, não é nada fácil.

Valdicio tombou nesta estrada, mas a luta continuou e foi neste dia em que tivemos certeza que o Léo esta presente em cada um de nós e o povo organizado eleva a sua voz. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir