COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

A Romaria acontece neste fim de semana, dias 16 e 17 de julho, em Ribeirão Cascalheira – Prelazia de São Félix do Araguaia – no Mato Grosso. A partir de amanhã já acontecerão alguns eventos. Confira a programação e o chamado para a Romaria feito por dom Pedro Casaldáliga:

 “Bem-aventurados/as as/os que são perseguidos/as por causa da justiça, porque deles/delas é o Reino do Céu”.

(Cf. Mateus 5,10)

Aos sonhadores e sonhadoras,
Profetas e profetizas
Testemunhas do Reino; 


A Igreja de São Félix do Araguaia, onde o suor e o sangue fecunda o chão, já está em peregrinação, em caminhada. É tempo de preparar para Romaria dos Mártires. Nesta festa da vida vamos fazer memória dos 40 anos do martírio do Pe. João Bosco Penido Burnier, Pe. Rodolfo Lunkenbein e do índio Simão Bororo. Na mesma ocasião faremos memória do Martírio de Sepé Tiaraju – Patriarca da Causa Indígena, que há 260 anos gritou “Esta Terra é Nossa”

Esta grande festa Pascal é um acontecimento de toda a Igreja de São Felix do Araguaia, e todas as Igrejas, que querem manter viva a memória daqueles e daquelas que deram e vem dando suas vidas pelas Causas do Reino: causa da casa, da terra e dos direitos humanos. Causa dos povos indígenas, quilombolas, camponeses/as, juventudes, crianças, adolescentes, mulheres, população em situação de rua. “A causa é que faz o mártir” (Santo Agostinho). E os mártires, pelas causas, pelo Evangelho, deram a vida, a Prova maior: Ninguém tem maior amor do que aquele que dá vida pelos que ama (João 15,12-13).

O tema desta Romaria será: “PROFETAS DO REINO”, dando à profecia as três funções que a caracterizam: Anúncio, Denúncia e Consolo.

A profecia anuncia a Boa Nova: ela é evangelizadora por definição. A profecia denuncia o anti-reino: denuncia a má notícia de todos os sistemas e atitudes de morte. A profecia consola: É o pedido do próprio Deus, “consola o meu povo”. Opta pelos pobres, excluídos, marginalizados. A profecia que consola é misericordiosa, solidária, cuidante, luta pela justiça e pela paz, é amorosa.

Clique aqui e acompanhe mais informações sobre a Romaria dos Mártires

É com este espírito de romeiros/as, preparando-se para Romaria, como peregrinos/as, Profetas e Profetizas do Reino, que a Irmandade dos Mártires da Caminhada convoca as Comunidades Eclesiais de Base, as Pastorais Sociais, os Movimentos Populares, as Organizações Sociais e Entidades que trabalham na defesa da vida, e todas/todos as comprometidas e comprometidos com as Causas da Vida, para juntas e juntos, em mutirão, construir esta bonita celebração memorial: a nossa Romaria dos Mártires da Caminhada.

A Romaria já está acontecendo no coração e na vida das nossas comunidades, do Brasil, da Nossa América e do mundo. Com os Nossos Mártires, testemunhas, profetas e profetizas, nós todos e todas também devemos dar esse testemunho no dia-a-dia, sendo coerentes com a nossa fé, assumindo as causas da vida, as causas pelas quais tantos irmãos e irmãs regaram este chão com o próprio sangue para que tivéssemos um mundo mais humano: do bem viver, bem-conviver, bem-cuidar; amar nossa casa comum.

“Um Povo ou uma Igreja que esquecem seus mártires não merecem sobreviver”.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira – 15/07

 12h – Almoço

18h – Janta

19h30 - Celebração na Capela da Cruz do Pe. João Bosco

21h – Teatro: Fica Pedro, com a Companhia de Teatro “Cena 11”

Sábado – 16/07
Acolhida e credenciamento na Praça da Igreja São João Batista

- Café da manhã a partir das 6h

12h – Almoço

Feira de artesanatos e outros materiais

15h – Roda de conversa – Cerrado, berço das águas: comunidades afetadas por agrotóxicos e conflitos no Araguaia

17h – Janta

18h30 – Abertura da Romaria – acendimento da fogueira – Caminhada Martirial – Rito de Chegada ao Santuário, show com artistas da caminhada e testemunhos

Lançamento do CD Irmandade dos Mártires

Domingo – 17/07
6h – Alvorada, Café, Ciranda do Amanhecer
7h30 – Celebração Eucarística em Memória dos Mártires da Caminhada, na Praça do Santuário
12h – Almoço e despedida

Qualquer dúvida entrar em contato com a Equipe de coordenação da Romaria (ver os contatos no final da carta). Estamos ansiosos para que chegue logo o mês de julho, para vivermos juntos/as esta grande festa. 

Mais informações

Prelazia de São Félix do Araguaia: (66) 3569-1263 / E-mail: prelaziasaofelix@gmail.com