COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

Que sociedade temos, que sociedade queremos?” é o tema da 36ª Romaria da Terra e das Águas, que acontece de sexta a domingo, 05 a 07 de julho, em Bom Jesus da Lapa – BA, numa realização conjunta das dioceses de Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Irecê, arquidiocese de Vitória da Conquista, Santuário do Bom Jesus e Comissão Pastoral da Terra – CPT.

 

O encontro, que reunirá romeiros e romeiras de diversas dioceses do estado da Bahia, é sempre um espaço de renovação da fé e reavaliação das lutas e o  tema provoca a reflexão sobre um novo modelo de sociedade norteado pela justiça e onde todos tenham vida e vida em abundância. 

 

Fazendo eco ao clamor que vem da luta do povo, a Romaria anima e acende a esperança de cobrarmos mudanças de nós mesmos, das instituições do Estado e da sociedade por uma nova maneira de fazer política, através dos debates, palestras, plenarinhos e celebrações sobre a conjuntura, questões sociais e ecológicas à luz da Palavra de Deus e da prática dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade. 

 

História – Na Bahia, desde o ano de 1976, a CPT começou a valorizar as potencialidades da inspiração que se chama Romaria da Terra e das Águas. Foi neste ano que realizou-se a proto-romaria da terra ao Bom Jesus da Lapa, por parte de cerca 300 trabalhadores e trabalhadoras da região de Itaetê e Nova Redenção, da região de Ruy Barbosa. 

 

A partir desta, por 36 anos ininterruptos, milhares de trabalhadores e trabalhadoras dos meios populares se congregam por três dias no santuário de Bom Jesus da Lapa, na beira do São Francisco. Com a criatividade e simplicidade típica dos meios populares, “celebram-se”, isto é tornam-se célebres e significativos, momentos de intensa religiosidade e oração junto com caminhadas, manifestações culturais, reflexão e intercâmbio de experiências entre os participantes.

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir