COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

Com o tema "Preservar Terra e Água - Garantia de Vida", aconteceu no dia 20 de fevereiro de 2007, na comunidade de Pinheiro Bonito, Município de São Francisco de Assis, Diocese de Uruguaiana a 30ª Romaria da Terra do RS com a presença milhares de romeiros e romeiras.


30ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul

Com o tema "Preservar Terra e Água - Garantia de Vida", aconteceu no dia 20 de fevereiro de 2007, na comunidade de Pinheiro Bonito, Município de São Francisco de Assis, Diocese de Uruguaiana a 30ª Romaria da Terra do RS com a presença milhares de romeiros e romeiras. A romaria enfatizou o cuidado com o meio ambiente como fundamental e indispensável para a vida no planeta. Também denunciou o modelo de desenvolvimento capitalista que explora os recursos naturais de forma ilimitada e concentra terra, poder e renda gerando mudanças climáticas, pobreza e fome.

O destaque foi a denúncia do plantio de eucaliptos e as demais monoculturas, como a soja transgênica que traz a homogeneização genética, o uso intensivo de agroquímicos que provocam a perda da biodiversidade. No final da romaria foi realizada a benção e o compromisso de cada pessoa se engajar na preservação da biodiversidade lutando contra os projetos de morte que agridem a natureza como o plantio de eucaliptos. O símbolo foi uma muda de árvore nativa que os romeiros e romeiras levaram para ser cultivada e multiplicada. Também foi elaborada uma carta e entregue para os romeiros e as romeiras, na qual será utilizada nas comunidades e entidades como forma de reflexão sobre o tema.

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir