COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

A vigésima edição da Romaria da Terra e das Águas de Santa Catarina, promovida neste ano de 2007 pela Comissão Pastoral da Terra de SC em conjunto com a CNBB Regional Sul IV, Pastorais Sociais e Movimento Sociais e Populares, aconteceu no dia 9 de setembro tendo como local o Assentamento Pátria Livre, em Correia Pinto, região do Planalto Serrano.

 


20ª Romaria da Terra e das Águas de Santa Catarina

A vigésima edição da Romaria da Terra e das Águas de Santa Catarina, promovida neste ano de 2007 pela Comissão Pastoral da Terra de SC em conjunto com a CNBB Regional Sul IV, Pastorais Sociais e Movimento Sociais e Populares, aconteceu no dia 9 de setembro tendo como local o Assentamento Pátria Livre, em Correia Pinto, região do Planalto Serrano. Cerca de seis mil pessoas participaram da romaria que teve o tema: “Resistência ao Agro-hidronegócio” e o lema: “Esta terra é boa e é nossa”. O evento quis celebrar a resistência e a mobilização social do campo em defesa da terra e da água contra o latifúndio e o agro-hidronegócio, realidades que estão presentes nas terras catarinense, principalmente na região Serrana.

A Romaria deste ano foi, sem dúvida alguma, muito diferente das versões anteriores. A começar pela forma de organização: nos moldes das “Festas das Tendas”, com inspiração bíblica, os organizadores da Romaria montaram suas tendas, onde foram distribuídos folhetos e outros materiais informativos, além de muita comida, que foi oferecida gratuitamente. As tendas foram um espaço que proporcionou aos romeiros e romeiras conhecerem o trabalho realizado pelos movimentos e pastorais e foi também um local de acolhida e de muita partilha. Os bispos presentes na Romaria foram Dom Oneres Marchiori, de Lages, Dom Luis Carlos Eccel, de Caçador, e Dom Manoel João Francisco, de Chapecó.

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir