COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

O município de Ipameri, região sudeste de Goiás, recebeu a 12ª Romaria da Terra e das Águas, organizada pela Diocese e pela Comissão Pastoral da Terra Goiás. A caminhada foi realizada no dia 30 de abril de 2006 e reuniu sete mil romeiros e romeiras.

 


Romaria reúne sete mil pessoas em Ipameri

O município de Ipameri, região sudeste de Goiás, recebeu a 12ª Romaria da Terra e das Águas, organizada pela Diocese e pela Comissão Pastoral da Terra Goiás. A caminhada foi realizada no dia 30 de abril de 2006 e reuniu sete mil romeiros e romeiras. O tema trabalhado, “Terra e Água, Presentes de Deus, Direito Humano”, encaixou no perfil da região, que possui desde o ano passado o seu primeiro assentamento, Olga Benário, e enfrenta diversas batalhas contra a implantação de barragens nos rios locais.

As águas dos principais rios do Estado, trazidas nas cabaças pelos diversos agentes da CPT de todas as dioceses, foram recebidas. Num gesto coletivo, as águas foram abençoadas e depois aspergidas na população presente. Logo em seguida, foi feito um histórico de todas as romarias e a lembrança dos mártires da terra, como padre Josimo, Nativo da Natividade, Wilmar de Castro, Sebastião Rosa da Paz e, o maior mártir vivo, o padre Francisco Cavazutti, que se encontrava presente.

Os romeiros e romeiras foram abençoados por D. Guilherme Werlang, bispo de Ipameri; D. José Carlos de Oliveira, bispo de Rubiataba/Mozarlândia, e D. Tomás Balduíno, conselheiro da CPT. Estiveram ainda presentes D. Carmelo Scampa, bispo de São Luís de Montes Belos, D. Eugênio Rixen, bispo da Cidade de Goiás, e D. Washington Cruz, bispo da Arquidiocese de Goiânia. Representantes de Movimentos Sociais também participaram da Romaria.

                                                          CPT Goiás

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir