COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

A comunidade de Quixeramobim, Ceará, recebeu, no dia 4 de setembro de 2005, milhares de pessoas para a XII Romaria da Terra, que teve o tema Povos do Ceará, retomando suas terras para viver, produzir e celebrar.


A comunidade de Quixeramobim, Ceará, recebeu, no dia 4 de setembro de 2005, milhares de pessoas para a XII Romaria da Terra, que teve o tema Povos do Ceará, retomando suas terras para viver, produzir e celebrar. A acolhida foi realizada na Escola Humberto Bezerra e no Conjunto Esperança, quando foi servido o café da manhã. Logo depois, os romeiros e romeiras se dirigiram à Rodoviária, onde receberam caravanas de todo o Estado. A Romaria foi organizada pela CPT Ceará.

Da Rodoviária, os romeiros seguiram pelas ruas da cidade até o centro. No Fórum, eles pararam e afixaram uma placa em homenagem ao Padre Ibiapina. Depois foi realizada uma celebração eucarística. Os romeiros ainda visitaram uma feira de produtos da agricultura familiar, com artesanato e comidas típicas, organizada pelas comunidades locais. O momento cultural começou por volta das 13 horas, na quadra da AABB.

No documento final, os participantes da caminhada denunciaram o descaso do governo em relação aos 18 assentamentos do Complexo do Açude Castanhão, onde 1.059 famílias enfrentam um quadro de miséria e fome; o avanço da carcinicultura e a transposição do rio São Francisco.

CPT Ceará

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir