COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

Cerca de 20 mil pessoas participaram, no dia 22 de agosto de 2004, da 19ª Romaria da Terra do Paraná, realizada no município de Cruz Machado, com o lema Creio na Semente: promessa de Deus, patrimônio da gente.


Cerca de 20 mil pessoas participaram, no dia 22 de agosto de 2004, da 19ª Romaria da Terra do Paraná, realizada no município de Cruz Machado, com o lema Creio na Semente: promessa de Deus, patrimônio da gente. A caminhada teve a participação de paranaenses representantes de vários municípios, agricultores/as da região sul do Estado e romeiros de Santa Catarina, Paraíba e países como Colômbia, Chile, Suíça e Canadá.

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação das sementes crioulas na Arca da Biodiversidade, uma enorme carroça com sementes, animais, frutos e ervas medicinais. Outro momento forte foi a queima simbólica das marcas das 10 empresas que dominam o mercado mundial de sementes e agroquímicos: trabalhadores/as com as mãos amarradas com correntes trouxeram sacos com sementes dessas empresas.

A Romaria foi encerrada com uma grande feira de sementes e uma festa da colheita, com a participação dos agricultores e agricultoras de Cruz Machado, com muita dança e festa.

CPT Paraná

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir