COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

Terra, nossa mãe; Água, nossa vida! Este foi o tema da 9ª Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais, realizada no dia 1º de agosto de 2004, em Pirapora e Buritizeiro, às margens do rio São Francisco.


Terra, nossa mãe; Água, nossa vida! Este foi o tema da 9ª Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais, realizada no dia 1º de agosto de 2004, em Pirapora e Buritizeiro, às margens do rio São Francisco. Com o objetivo de ampliar o trabalho de sensibilização para todas as comunidades das nascentes do São Francisco, foi feita uma Semana de Missões Rumo à 9ª Romaria, de 25 a 31 de julho de 2004.

Do dia 24 a 29, 130 missionários percorreram as comunidades localizadas nos municípios de Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Pala, Lassance e Três Marias. No dia 29, foi realizada a Caminhada pela Cidadania, em Pirapora. No dia 30, ainda em Pirapora, houve o Seminário Agricultura Brasileira – Tendências e Perspectivas, com a assessoria de Horácio Martins, engenheiro agrônomo e assessor de vários movimentos do campo.

Já no dia 31, em Buritizeiro, as comunidades participaram da Feira da Economia Popular Solidária, na Praça dos Pescadores, onde foram comercializados produtos dos artesões e agricultores locais. Às 20 horas, foi realizada a Noite Cultural Padre Justino.

No dia 1º, sob o lema Cuidar das nascentes, veredas e riachos, veias vivas da Terra os romeiros e romeiras fizeram a caminhada, promovida pela CPT Minas Gerais, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Cáritas, Conselho Missionário Indigenista, Arquidiocese de Diamantina, dentre outros parceiros. Ao final, foi divulgada uma carta de compromissos, assumidos pelos romeiros e romeiras.

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir