COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

Mais de 15 mil pessoas participaram, no dia 25 de julho de 2004, da 7ª Romaria da Terra e da Água de Rondônia, no município de Nova União. Promovida pela CPT Rondônia, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, dioceses de Jiparaná, Porto Velho e Guajamirim.

 


Mais de 15 mil pessoas participaram, no dia 25 de julho, da 7ª Romaria da Terra e da Água de Rondônia, no município de Nova União. Promovida pela CPT Rondônia, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, dioceses de Jiparaná, Porto Velho e Guajamirim, a Romaria começou logo de manhã com um momento de acolhida.

Em seguida, houve a apresentação do trabalho e da luta de resistência do assentamento Palmares, com 6 anos de existência. Lá vivem 340 famílias. Em outro momento, os mártires da terra foram lembrados, entre eles, Pe. Ezequiel Ramim, que morreu há 19 anos.

Na caminhada, que teve como tema Terra e Água: Direito à Vida, os participantes percorreram 5 quilômetros. No final, foi realizado o Show das Águas, no qual as comunidades e organizações tiveram a oportunidade de apresentarem músicas, poesia e peças teatrais.

A Romaria foi encerrada com uma celebração, que teve momentos de partilha dos alimentos e a distribuição de sacolinhas contendo terra e 13 tipos de sementes locais. Seis bispos de Rondônia e Amazonas participaram deste momento. Depois disto, os romeiros e romeiras voltaram para suas casas levando água que foi abençoada durante a caminhada.

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir