Conflitos no Campo

Cadastro Informativo

Seção de Vídeos

Com a temática “Territórios do Bem Viver: na luta das comunidades tradicionais do Ceará, desafios e perspectivas”, as Pastorais e organismos do Campo (Comissão Pastoral da Terra, Conselho Pastoral dos Pescadores, Conselho Indigenista Missionário, Cáritas Brasileira Regional Ceará e Centro de Estudos Bíblicos) realizarão, nos dias 17 e 18 de outubro de 2013, na Casa de Retiros Irmã Yolanda, em Fortaleza, o 1º Encontro das Comunidades Tradicionais do Ceará.

 

Motivados pela necessidade da unificação das lutas destas comunidades e pela articulação nacional das Pastorais do Campo e Comunidades Tradicionais, este encontro terá como objetivos:


• Reunir representantes de camponeses/as, indígenas, quilombolas, pescadores/as artesanais e extrativistas do Ceará;
• Analisar a conjuntura política atual a partir da perspectiva das comunidades tradicionais. 
• Possibilitar um espaço de reflexão coletiva sobre seus desafios;
• Traçar estratégias comuns de luta diante das ameaças sobre os territórios destes povos;
• Fortalecer os laços que unem estas comunidades e as instituições parceiras.


O encontro será marcado pelo intercâmbio de diversas experiências de luta vivenciadas por estas comunidades no Ceará e pela celebração das conquistas, dos valores culturais, das crenças e manifestações religiosas, dos cantos e símbolos, na intenção de fortalecer o Bem Viver destes povos.


Na noite do dia 17/10, a partir das 19hs, será realizada a apresentação da Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras, organizada pelo Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) e Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP). Na ocasião, serão coletadas assinaturas em favor da campanha. Este momento será aberto a todas as pessoas que desejarem participar.


Data: 17-18/10/2013
Local: Casa de Retiros Irmã Yolanda
Endereço: Bairro Henrique Jorge, rua Aracajú, 1299 – Fortaleza – Ceará. 
Informações: Thiago Valentim/CPT (88) 96279567/92230270; Camila Batista/CPP: (85) 97036074; Nonato/CPP: (85) 96109720

e-max.it: your social media marketing partner