Comissão Pastoral da Terra

Secretaria Nacional

Romarias 2016

39ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul: um convite a “Cuidar da Terra, Casa Comum”

A 39ª Romaria da Terra acontecerá na próxima terça-feira (9), no município de São Gabriel, Diocese de Bagé, no Rio Grande do Sul, e tem como tema “Cuidar da Terra, Casa Comum”.  Esta edição celebra os 260 anos do martírio do índio Sepé Tiaraju e de seus mil e quinhentos companheiros em sua luta pela Terra e pela vida. A Romaria propõe uma reflexão sobre o cuidado com a Terra diante da realidade de violência, de exploração e de esgotamento.

 

Neste ano, também integra a programação da Romaria o Encontro do Povo Guarani, entre os dias 5 e 7 de fevereiro. O evento reunirá representantes de comunidades indígenas para rememorar a história de luta dos povos indígenas, bem como para marcar a data da morte de Sepé Tiaraju, dia 7. Estarão presentes lideranças nacionais e internacionais. Em seguida, nos dias 7 e 8, acontece o 11º Acampamento da Juventude, um espaço de reflexão e articulação da juventude do estado. Ambas as atividades ocorrerão no Parque das Carretas, em São Gabriel.

Para cuidar da Terra, como sugeriu papa Francisco em sua encíclica “Laudato Si” (Louvado Sejas), é fundamental “uma conversão ecológica global, mudanças profundas nos estilos de vida, nos modelos de produção e de consumo, nas estruturas consolidadas de poder”. Este cuidado se traduz em gestos concretos na defesa dos direitos dos/as camponeses, povos indígenas, quilombolas e diversos outros. Seja isso na produção de uma alimentação saudável e orgânica, na ecológica, na participação cidadã e política, no cooperativismo, no consumo consciente e nas relações que proporcionem o bem viver entre as pessoas e o ambiente, construindo, assim, uma “Terra sem Males”.  

A Romaria

A 39º Romaria da Terra é organizada pela Comissão Pastoral da Terra do Rio Grande do Sul (CPT-RS) e tem o apoio da CNBB Regional Sul III, Diocese de Bagé, e Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Equipe Sul. A celebração da Romaria deste ano será realizada por Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho, Rondônia, e presidente nacional do Cimi.       

A Romaria tem como objetivo estimular as pessoas a assumirem novas práticas de vida. Por exemplo, a preservação do meio ambiente e a defesa da vida, dizer não ao uso de agrotóxicos, estimular a produção de alimentos saudáveis, ressaltar a importância da agricultura familiar e camponesa, adotar um consumo consciente e responsável, reciclar, cuidar das fontes e nascentes.

Há 38 anos, em 1978, no município de São Gabriel, aconteceu a primeira Romaria. Desde então, ela é realizada todos os anos, sempre na terça-feira de Carnaval.

Acampamento da Juventude

Desde o ano de 2005 o Acampamento da Juventude faz parte da Romaria. Jovens de todo do estado e de várias regiões do país participam desse espaço para debater, refletir e celebrar o tema proposto pela Romaria a partir de suas vivências e anseios. O Acampamento é um espaço sócio-político-formador e surgiu por iniciativa da própria juventude.

Nos dias 7 e 8, antecedendo a Romaria, ocorre o Acampamento da Juventude, que prevê, em sua programação, análise de conjuntura sobre o contexto político nacional e estudo do tema da Romaria “Cuidar da Terra, Casa Comum”. Além disso, está programada uma mesa de debate sobre a "Resistência dos Povos Originários", que contará com a presença de lideranças indígenas, quilombolas e camponesas.

Clique aqui e faça a inscrição para participar do Acampamento da Juventude

Programação da 39ª Romaria da Terra do RS

07:30 - Acolhida dos Romeiros na Sanga da Bica

08:30 – Abertura e Caminhada

10:30 – Celebração Eucarística

12:00 – Almoço Partilhado

12:45 – Tribuna Popular com a participação lideranças e entidades

15:30 – Benção de Envio

Mais informações:

Simonne Pegoraro: (51) 3344-4415/9912-5146 (Comissão Pastoral da Terra)

Roberto Liebgott: (51) 9877-3143 (Conselho Indigenista Missionário)

Padre Alex Koplenburg: (53) 9964-2503 (Diocese de Bagé)